05 abril 2011

Tipos de Hidrantes

São dispositivos existentes em redes hidráulicas que possibilitam a captação de água para emprego nos serviços de bombeiros, principalmente no combate a incêndio. Esse tipo de material hidráulico depende da presença do homem para utilização final da água no combate ao fogo. É a principal instalação fixa de água, de funcionamento manual.
HIDRANTE DE COLUNA URBANO – Tipo “Barbará”

Esse tipo de hidrante é encontrado comumente nas ruas e avenidas. Sua abertura é feita através de um registro de gaveta, cujo comando é colocado ao lado do hidrante.



HIDRANTE INDUSTIRAL

É um dispositivo existente em redes hidráulicas no interior de indústrias. Esse tipo de hidrante é utilizado com água da Reserva Técnica de Incêndio (RTI), do Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) da empresa.


HIDRANTE DE PAREDE – HP


Dispositivo que integra o Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) das edificações. Localizado no interior das caixas de incêndio ou abrigos, poderá ser utilizado nas operações de combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros, brigada de incêndio e ocupantes da edificação que possuam treinamento específico. Obrigatoriamente, as caixas de incêndio deverão possuir: 01 esguicho, 01 chave de mangueira e mangueiras de incêndio, conforme o projeto da edificação.

HIDRANTE DE RECALQUE – HR

Dispositivo do SHP, normalmente encontrado em frente às edificações. Esse hidrante é utilizado pelos bombeiros para pressurizar e alimentar o sistema hidráulico preventivo, possibilitando assim que todos os hidrantes de parede tenham água com pressão suficiente para o combate ao fogo. Esse sistema também pode ser utilizado para abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros, em casos de extrema necessidade onde não existam hidrantes de coluna nas proximidades.


Fonte: www.cb.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário