12 setembro 2011

Dispositivo de gerenciamento de bateria em um único chip para aplicações de ferramentas elétricas e e-bikes

Dispositivo independente e altamente integrado oferece proteção completa e balanceamento de células para conjuntos de baterias de lítio de 4 a 10 células.

A Texas Instruments apresentou recentemente a primeira solução totalmente integrada de proteção e balanceamento de células para conjuntos de baterias Li - Íon e de fosfato férrico de lítio. 
O dispositivo de gerenciamento e proteção de baterias bq77910 é capaz de gerenciar conjuntos de baterias de 4 a 10 células, e dois dispositivos podem ser empilhados para proteger conjuntos de 11 a 20 células. 
O dispositivo simplifica os projetos de conjunto de baterias para bicicletas elétricas (e-bikes), patinetes/motocicletas elétricas, ferramentas de jardinagem portáteis, ferramentas elétricas e fontes de alimentação ininterrupta (UPS), e também pode ser usado na substituição de baterias de chumbo ácido. 
Para amostras e módulos de avaliação, acesse www.ti.com/bq77910-pr 

O bq77910 protege o conjunto de baterias ao monitorar  a tensão de cada célula, e  usa dois transistores  Power MOSFETs de canal N para interromper o  fluxo  de  corrente  em  situações  de falha. A detecção de falhas e os critérios de recuperação do dispositivo são totalmente programáveis em memória não volátil para adequarem-se  a todos os tipos de sistemas de baterias de lítio.
Principais recursos e benefícios do bq77910:
  • Gerenciamento e proteção de baterias de lítio de 4 a 10 células: o monitoramento individual de cada célula e balanceamento com transistores de efeito de campo (FETs) maximiza a vida útil e o desempenho do conjunto de baterias.
  • Operação em  baixa  potência:  a corrente  quiescente  baixa  (em geral  50  uA,  2,5  uA  em  modo desligado) minimiza a descarga da bateria  durante  a  armazenagem ou  períodos  de  inatividade  para otimizar a vida útil da bateria.
  • Suporte  a  combinações  químicas adicionais nas baterias de lítio: limiares de detecção de falhas e atrasos programáveis (EEPROM) tornam o bq77910 adaptável a todas as variações de sistemas de lítio, incluindo LiCoO2 e LiFePO4.
  • Solução integrada e independente não requer um controlador ou processador externo. 
SABER ELETRÔNICA ONLINE - Copyright ® 1975 a 2011 - All rights reserved

Nenhum comentário:

Postar um comentário