22 maio 2012

Setor de tecnologia da informação tem déficit de 115 mil trabalhadores


Até 2020, 750 mil empregos devem ser gerados nessa área


Tecnologia foi o tema do quadro “Sala de Emprego” desta segunda-feira (21) no Jornal Hoje da Rede Globo. Segundo o IBGE, o setor de serviço da informação cresceu quase 5% no ano passado, ficando à frente de setores importantes da economia como o da construção civil, indústria e comércio.
A área da informação em geral, abrange as atividades de telecomunicações, internet, audiovisual, edição e TI. Só no setor de tecnologia da informação, atualmente são 1,2 milhões de trabalhadores empregados e estão sobrando 115 mil vagas.
Até 2020 devem surgir 750 mil empregos, segundo a associação que representa as empresas de tecnologia da informação e comunicação. O Brasil tem tudo para se tornar um dos quatros maiores centros de TI do mundo até 2022.
Segundo o SENAI, nos próximos dois anos e meio, o setor de TI vai precisar de montadores de equipamentos eletroeletrônicos (50,3 mil); analistas de sistemas ocupacionais (45,6 mil); técnicos de computadores e de desenvolvimento de sistemas (30,9 mil); operadores de rede de teleprocessamento (1,7 mil) e engenheiros em computação (1 mil). 
 Para Sérgio Sgobbi, da Associação Brasileira de Empresas de TI, o número de vagas disponíveis é grande por dois fatores. "É insuficiente a quantidade de formandos nas universidades. O Brasil forma em torno de 85 mil profissionais por ano, em TI. E o mercado de TI cresce muito. No ano passado cresceu 11%", explica.
Recife já é conhecida por abrigar um importante porto digital com 200 empresas, que tem atraído muitos profissionais e criado boas chances de emprego. No interior de São Paulo, na cidade de Jundiaí, um parque tecnológico digital já produz componentes eletrônicos e computadores para várias cidades do país, e já é referência na produção de tablets. 




Ascom/ETER

Nenhum comentário:

Postar um comentário