20 março 2012

Nova plataforma Xtrinsic de sensores touch da Freescale

A Freescale oferece uma combinação "inteligente" entre toque capacitivo e resistivo em um mesmo chip, com a nova plataforma Xtrinsic de sensores touch.Uma maneira mais simples e rápida para enriquecer aplicações médicas, de bens de consumo e automotiva com funcionalidade de interface.


A Freescale Semicondutores, anunciou a primeira solução da indústria que combina reconhecimento de gestos em tecnologia de tela de toque resistiva e capacitiva, com um mesmo circuito integrado. Essa nova adição à família de sensores Xtrinsic é ideal para aplicações que envolvem painéis de controle, interface homem-máquina (IHM), substituição de teclados, aplicações automotivas, terminais de auto-atendimento, dispositivo de captura de assinatura e quiosques.

Além de oferecer a capacidade de reconhecimento de toque capacitivo, a nova plataforma touch Xtrinsic também agrega o reconhecimento de gestos a telas resistivas para mercados os quais telas capacitivas não são uma opção viável. Telas de toque resistiva tem custo baixo de implementação e são uma excelente opção para melhorar a interface com o usuário em várias aplicações. Sua já comprovada performance permite a detecção de diferentes gestos, tais como toque rotacional e dois toques para aumentar e diminuir o zoom da tela. Telas resistivas também são uma boa alternativa quando o uso de luvas é necessária por motivos de atividades médicas, intempéries de clima e segurança.

A plataforma de toque Xtrinsic também expande o portfolio Ready Play da Freescale. As soluções Ready Play da Freescale integram aplicações certificadas, permitindo que clientes adicionem atributos reduzindo custos de desenvolvimento, simplificando ciclos de projeto e permitindo escalabilidade em aplicações e sistemas. Implementando tecnologias capacitiva e resistiva em um único dispositivo pronto, os clientes podem reduzir custos de desenvolvimento de software, tamanho do produto e tempo de desenvolvimento, além de incluir recursos adicionais a seus produtos.

A plataforma de sensores de toque capacitiva e resistiva Xtrinsic (CRTouch) será incluída na placa de desenvolvimento Tower System LCD, permitindo grandes possibilidades de trabalho. Os drivers para sistemas Linux e Android estarão disponíveis online, juntamente com uma demo complementar de interface gráfica (GUI) e exemplos da biblioteca gráfica PEG da Freescale encontrados em http://www.freescale.com/PEG. Para mais informações, visite www.freescale.com/CRTouch.

“A nova plataforma é a primeira a oferecer um dispositivo que integra reconhecimento de gestos sem a necessidade de hardwares complexos ou modificações nas telas”, disse Geoff Lees, Vice Presidente de Mercado Industrial e Multi-Market de Negócios MCU da Freescale. “Esse dispositivo oferece custo reduzido e velocidade em soluções para que os clientes possam desenvolver meios mais avançados de interface para mercados que ainda não tinham incorporado tecnologias de sensores touch e deverá impactar em aplicações médicas portáteis, automobilísticas, notebooks e dispositivos portáteis.”

“Esta plataforma permite ao cliente adicionar até quatro eletrodos capacitivos em seus sistemas – todos encapsulados em 5x5 mm, 32pin QFN. A plataforma inclui detecção de toque na tela padrão X-Y com calibração opcional e detecção de pressão em telas resistivas. A detecção de gestos inclui deslize de dedo, dois toques para aumentar e diminuir o zoom da tela, dois toques rotacionais com quatro eletrodos capacitivos independentes do sistemas de toque de tela utilizando protocolos de comunicação I2C e UART, assim como uma tela de resolução configurável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário