20 março 2012

Renesas Electronics anuncia os novos Microcontroladores RL78

A Renesas Electronics, uma das principais fornecedoras de soluções avançadas com emicondutores em todo o mundo, acaba de anunciar a expansão da Família RL78 com o lançamento de um novo grupo de microcontroladores (RL78/G1A).

Esses μCs de 16 bits integram uma tecnologia analógica melhorada com eficiência energética (a maior da indústria) de tal modo que a Família RL78 apresenta uma excelente performance de processamento.
O Grupo RL78 / G1A é ideal para uso em muitas aplicações, entre as quais lembramos as seguintes: Sensores para Automação Industrial; Eletrodomésticos da Linha Branca; Automação Residencial e Aparelhos Médicos.

A Renesas preparou a Família RL78 com o DNA superior dos seus micros R8C e 78K, contribuindo assim para abaixar o custo total dos sistemas. O desenvolvimento de produtos desta nova família de microcontroladores continua em plena atividade.

Principais características do Novo Grupo de Microcontroladores RL78:
  • Incremento de Funções Analógicas:

Temos o acréscimo de funções analógicas incorporadas aos μCs RL78 / G1A como, por exemplo, um conversor A/D de 12 bits ( de precisão) e uma fonte de alimentação independente para os componentes analógicos internos, a qual reduz a influência do ruído vindo de linhas digitais periféricas.
Os novos micros suportam um máximo de 28 entradas analógicas, tornando-se assim idéias para uso em aplicações profissionais com sensores;
Funções que contribuem para a Redução do consumo de Potência do Sistema: Os μCs RL78 / G1A possibilitam ainda a operação em um novo modo de baixa potência conhecido por “snooze mode”, além dos modos ativos: com consumo de corrente igual a 66 μA / MHz, ou 0,57 μA com RTC + LVD. O modo snooze suporta conversão analógico- digital e comunicação serial enquanto a CPU está em standby, o que acaba estendendo significativamente a vida útil dos aparelhos que funcionam alimentados com bateria;
  • Pequeno Encapsulamento:
Os microcontroladores RL78 / G1A são encapsulados em dois pequenos invólucros: o LGA – land grid array de 3 mm x 3 mm ou o BGA – Ball grid array – de 4 mm x 4 mm de dimensão mecânica;

  • Mecanismos Internos de Segurança: 

Os micros RL78 incorporam alguns mecanismos internos de segurança, desenvolvidos para obedecer às regras de segurança padronizadas pela norma IEC 60730, as quais são exigidas pelas aplicações elétricas.
Tais mecanismos incluem a função CRC – cyclic redundancy check – da memória flash; verificação de erro de paridade (RAM ); falha do clock e circuito detector de frequência; função de teste A/D e detecção de acesso não autorizado à memória;

  • Ferramentas de Desenvolvimento Padronizadas (da Indústria Indústria):

São disponibilizadas algumas ferramentas de desenvolvimento da Renesas, de modo a propiciar aos projetistas de sistemas o produto que melhor se encaixe para suas necessidades de “ debugging”.

Citamos então, o Emulador E1 (debugging on-chip) e o Emulador Completo IECUBE. A empresa oferece o programador PG -FP5, ou ainda uma programação original de fábrica. Um suporte poderoso aos projetistas de sistemas de software também é fornecido pelo IAR Embedded Workbench, pelo IDE - Integrated Development Environment e por um Compilador C++ otimizado.

As empresas – parceiras da Renesas, incluindo os seus múltiplos fornecedores de RTOS, continuam aumentando as opções de ferramentas de desenvolvimento tanto de software quanto de hardware, destinadas à família de μCs RL78. Informações adicionais a respeito dos novos microcontroladores RL78/ G1A podem ser acessadas pela internet no endereço: http://am.renesas.com/press/

Anatel quer salvar os orelhões brasileiros

Imprescindíveis no passado, telefones públicos são cada vez menos utilizados e custo de manutenção permanece alto.

A Anatel está estudando soluções para salvar os telefones públicos brasileiros, popularmente conhecidos como orelhões. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a instalação e a manutenção dos aparelhos é responsabilidade das empresas de telefonia fixa. Contudo, com altos índices de vandalismo e um número cada vez menor de consumidores, as empresas alegam que não estão conseguindo bancar os custos dos serviços.

Nos últimos quatro anos, o uso dos orelhões da Oi, que possui cerca de 750 mil aparelhos instalados em todo o país, caiu pelo menos 40%. Para que os telefones públicos deixem de ser produtos dispendiosos, as operadoras solicitaram junto à Agência a autorização para explorar os espaços internos dos orelhões com publicidade.

Outra sugestão das operadoras é a inclusão de uma gravação publicitária nas ligações. Assim, enquanto espera completar a chamada, o consumidor ouviria uma propaganda por meio de uma mensagem gravada. Além disso, uma proposta polêmica pode colocar prazo de validade nos créditos de um cartão telefônico, a exemplo do que já acontece com os créditos para celular.

O primeiro passo tomado pela Anatel, antes de analisar as propostas, será o de fazer um mapeamento de todos os telefones públicos existentes no país. Para isso, a Agência deve lançar um projeto chamado “Fique Ligado!”, uma espécie de Google Maps dos orelhões, já no ar em fase de testes. O mapa indicará quais aparelhos estão funcionando e quais não estão.

As informações serão fornecidas pelas operadoras e, caso o consumidor encontre algo diferente no mapa do que realmente acontece na realidade, poderá acionar os órgãos de defesa. Será que os orelhões vão resistir à queda cada vez mais acentuada na utilização?

É do Brasil: produtos Norton começam a ser fabricados por aqui

Mudança reduzirá prazo de entrega em mais de 70%. AntiVirus, Internet Security, 360, Ghost, Mobile Security e outros estão inclusos.

Symantecempresa de segurança, anunciou nesta segunda-feira (19/03) que começará a produzir no Brasil produtos da linha Norton, entre eles o AntiVirus, 360, Ghost e Mobile, Tablet e Internet Security.

Com a mudança, a empresa espera ter uma redução de mais de 70% no prazo de entrega. Assim, produtos que demoravam cerca de 25 dias para chegarem às casas dos consumidores passarão a levar apenas 7 dias.

Segundo o jornal O Globo, a fabricação nacional também aumentará em 20% as vendas no varejo dos produtos da Symantec. A mudança também fará com que o lançamento de produtos seja em sincronia com o dos EUA.

Cingapura, Estados Unidos, China e República Checa são os outros – e únicos – países a possuírem fabricação nacional de produtos. Agora, o Brasil entrou na lista.

Fonte: www.olhardigital.com 

Proposta isenta de imposto fibras óticas para banda larga

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3305/12, do deputado Edivaldo Holanda Junior (PTC-MA), que isenta de todos os tributos federais as fibras ópticas e seus derivados utilizados na oferta dos serviços de banda larga.

O deputado lembra que o Programa Nacional de Banda Larga (Decreto 7.175/10) estabeleceu a meta de massificar a oferta de acessos de banda larga à internet até 2014, permitindo a conexão de 40 milhões de domicílios.

“Diante desta política adotada pelo governo federal e dada a importância que o acesso à internet detém na formação educacional e profissional do cidadão, é importante que haja um incentivo fiscal que redunde em barateamento dos custos de infraestrutura na comunicação através da banda larga”, argumenta o autor.
Em relação à eventual perda de receita com a isenção tributária, o deputado afirma que isso poderá ser minimizado com “otimização do desenvolvimento da educação, melhoria na gestão pública de todos os entes federados e qualificação profissional com consequente geração de emprego e renda”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: SABER ELETRÔNICA ONLINE - Copyright ® 1975 a 2012 - All rights reserved

Nova plataforma Xtrinsic de sensores touch da Freescale

A Freescale oferece uma combinação "inteligente" entre toque capacitivo e resistivo em um mesmo chip, com a nova plataforma Xtrinsic de sensores touch.Uma maneira mais simples e rápida para enriquecer aplicações médicas, de bens de consumo e automotiva com funcionalidade de interface.


A Freescale Semicondutores, anunciou a primeira solução da indústria que combina reconhecimento de gestos em tecnologia de tela de toque resistiva e capacitiva, com um mesmo circuito integrado. Essa nova adição à família de sensores Xtrinsic é ideal para aplicações que envolvem painéis de controle, interface homem-máquina (IHM), substituição de teclados, aplicações automotivas, terminais de auto-atendimento, dispositivo de captura de assinatura e quiosques.

Além de oferecer a capacidade de reconhecimento de toque capacitivo, a nova plataforma touch Xtrinsic também agrega o reconhecimento de gestos a telas resistivas para mercados os quais telas capacitivas não são uma opção viável. Telas de toque resistiva tem custo baixo de implementação e são uma excelente opção para melhorar a interface com o usuário em várias aplicações. Sua já comprovada performance permite a detecção de diferentes gestos, tais como toque rotacional e dois toques para aumentar e diminuir o zoom da tela. Telas resistivas também são uma boa alternativa quando o uso de luvas é necessária por motivos de atividades médicas, intempéries de clima e segurança.

A plataforma de toque Xtrinsic também expande o portfolio Ready Play da Freescale. As soluções Ready Play da Freescale integram aplicações certificadas, permitindo que clientes adicionem atributos reduzindo custos de desenvolvimento, simplificando ciclos de projeto e permitindo escalabilidade em aplicações e sistemas. Implementando tecnologias capacitiva e resistiva em um único dispositivo pronto, os clientes podem reduzir custos de desenvolvimento de software, tamanho do produto e tempo de desenvolvimento, além de incluir recursos adicionais a seus produtos.

A plataforma de sensores de toque capacitiva e resistiva Xtrinsic (CRTouch) será incluída na placa de desenvolvimento Tower System LCD, permitindo grandes possibilidades de trabalho. Os drivers para sistemas Linux e Android estarão disponíveis online, juntamente com uma demo complementar de interface gráfica (GUI) e exemplos da biblioteca gráfica PEG da Freescale encontrados em http://www.freescale.com/PEG. Para mais informações, visite www.freescale.com/CRTouch.

“A nova plataforma é a primeira a oferecer um dispositivo que integra reconhecimento de gestos sem a necessidade de hardwares complexos ou modificações nas telas”, disse Geoff Lees, Vice Presidente de Mercado Industrial e Multi-Market de Negócios MCU da Freescale. “Esse dispositivo oferece custo reduzido e velocidade em soluções para que os clientes possam desenvolver meios mais avançados de interface para mercados que ainda não tinham incorporado tecnologias de sensores touch e deverá impactar em aplicações médicas portáteis, automobilísticas, notebooks e dispositivos portáteis.”

“Esta plataforma permite ao cliente adicionar até quatro eletrodos capacitivos em seus sistemas – todos encapsulados em 5x5 mm, 32pin QFN. A plataforma inclui detecção de toque na tela padrão X-Y com calibração opcional e detecção de pressão em telas resistivas. A detecção de gestos inclui deslize de dedo, dois toques para aumentar e diminuir o zoom da tela, dois toques rotacionais com quatro eletrodos capacitivos independentes do sistemas de toque de tela utilizando protocolos de comunicação I2C e UART, assim como uma tela de resolução configurável.


16 março 2012

Alerta vermelho: ataque vindo da China pode sobrecarregar PCs com Windows

Especialistas afirmam que adeptos do SO da Microsoft devem atualizar seus antivírus com urgência.

Um novo ataque cibernético descoberto em sites chineses está colocando em alerta os especialistas em segurança. Segundo a Sophos, o ataque pode sobrecarregar os PCs com o sistema operacional Windows, criando um vírus de rápida propagação.


O problema pode ocorrer graças a uma vulnerabilidade descrita pela Microsoft como crítica, conhecida como MS12-020 ou falha RDP. Quando afetadas, as máquinas infectadas pelo vírus tendem simplesmente a falhar ou apresentar erros.

“Os hackers agiram rápido no trabalho em cima desta vulnerabilidade e já descobrimos que existe uma parte no Windows, chamada Remote Desktop Control, que é particularmente afetada”, explica Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos.

Por isso, se você utiliza Windows em sua máquina, não custa nada atualizar o seu antivírus e checar se não há novas versões do sistema operacional para serem baixadas. Segundo a Sophos, os próximos 30 dias serão os mais perigosos e com maior exposição a ataques como esses.

www.tecmundo.com.br - © Copyright 2000-2011 NZN - No Zebra Network

A internet nos deixa mais burros ou mais inteligentes?

Especialistas dividem opiniões e acreditam que a hiperconectivdade pode tanto estimular vários talentos como nos tornar dependentes da web. 

Não há como escaparmos da tecnologia. Físicos e cientistas do mundo todo apontam que o uso dessas ferramentas será cada vez mais intenso nos próximos anos, e que muitas coisas que conhecemos podem deixar de existir, entre elas jornais impressos, bibliotecas e livros. Com isso, será que o acesso constante a esses recursos visionários - em especial à internet - vai tornar os jovens desta geração mais burros ou mais inteligentes? 

De acordo com uma nova pesquisa, a resposta é: as duas coisas. Segundo oLiveScience, o estudo, que incluiu 1.021 especialistas e críticos de tecnologia, constatou que a hiperconectividade é uma boa mistura, e 50% dos entrevistados concordaram que a internet é um local que estimula vários talentos. No entanto, 42% acreditam que tamanha quantidade de dados pode deixar o cérebro dependente da web e dos serviços para dispositivos móveis.

Péssimas previsões
Segundo a Universidade Elon e o Pew Internet Project, que conduziram o relatório, a divisão entre os especialistas tecnológicos que concordam e discordam do avanço tecnológico é perto de 50/50%. Muitos dos que responderam que a "geração Y da internet" tem vantagem mental hesitaram em responder sobre o lado negro desse excesso de conectividade.

"Enquanto eles disseram que o acesso às pessoas e à informação aumentou com a era da internet móvel, também afirmaram que já percebem deficiências nos jovens em habilitades como foco de atenção, paciência e análises mais profundas. Alguns expressaram preocupações de que as 'modinhas' estão levando a um futuro onde as pessoas serão consumidoras rasas de informação. Muitos até mencionaram o livro '1984', de George Orwell", declarou Janna Anderson, da Elon.

Já Paul Gardner-Stephen, da Universidade de Flinders, acredita que os "poderes centralizados capazes de controlar o acesso à internet conseguirão induzir as gerações futuras. Será muito parecido com o '1984', onde o controle foi atingido usando a linguagem para limitar e delimitar o pensamento, o que leva a concluir que os regimes poderão usar o acesso à web para controlar o pensamento".

"1984" descreve uma sociedade onde a informação é completamente controlada, capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura para que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.

Otimismo online

Muitos especialistas comentaram no estudo os talentos necessários para se navegar na internet, e sugeriram que as pessoas que estão crescendo conectadas são aquelas que mais vão se destacar.

"Não há dúvida de que o cérebro está sendo religado em alguns pontos. As novas técnicas e mecanismos serão muito úteis para as pessoas criativas", destacou Danah Boyd, pesquisadora da Microsoft.
Por outro lado, especialistas afirmam que o uso da web é como um "cérebro externo" onde os fatos são armazenados, liberando espaço mental que vai além da memorização. Para Paul Jones, um especialista em novas mídias da Universidade da Carolina do Norte, a partir do momento que as pessoas usarem o "lugar" da memorização no cérebro para fazer análises, acontecerá o grande boom da sociedade.

Mesmo que existam algumas diferenças de opinião entre os benefícios e os danos causados pela internet, os pesquisadores concordam que certas habilidades e talentos serão importantes para as gerações futuras. Entre elas estão as capacidades de cooperação para resolver problemas, para pesquisas efetivas por informação, para sintetizar informações de várias fontes, para se concentrar, e para filtrar os dados que são úteis daqueles que são descartáveis na web.

"Existe uma preocupação entre esses especialistas de que as novas divisões sociais e econômicas vão emergir entre aqueles que entendem as novas mídias. Eles acreditam que a educação pública precisa se reinventar e ensinar essas habilidades", finalizou o co-autor do estudo, Lee Rainie, diretor do PewInternet Project.


© 2005 - 2012 Olhar Digital - Todos os direitos reservados