12 janeiro 2012

Em época de liquidações, cuidado com ofertas muito tentadoras na web! A Bitdefender, empresa de soluções de segurança na web, elaborou lista com conselhos para comprar na web sem se preocupar

Com o e-commerce, podemos escolher e comprar produtos diretamente da web, com comodidade e segurança. Bom, nem sempre é tão seguro, já que roubos virtuais se tornaram atividades comuns, principalmente em liquidações, onde o  usuário, muitas vezes, não pensa 2 vezes antes de clicar para comprar um produto por alguma bagatela.

Pensando nisso, a Bitdefender, empresa especializada em soluções de segurança na web, fez uma lista com conselhos e dicas de como fazer compras na internet de forma segura, principalmente em casos de fraudes que pegam carona em promoções.

Segundo a empresa, os hackers utilizam as liquidações para atrair os usuários para páginas maliciosas, que podem tanto espalhar malwares, que infectam o computador do usuário, até vender produtos falsos, angariando o dinheiro do cliente e não entregando nenhum produto.

Para Catalin Cosoi, responsável pelo Laboratório de Ameaças Online da Bitdefender, a época do natal e as semanas seguintes são uma festa para os criminosos virtuais. Isso acontece "devido ao delírio de compras, com grandes descontos e ofertas especiais".

Assim, a empresa recomenda, primeiramente, que se tenha cuidado com telas pequenas de dispositivos móveis, como as dos smartphones. O motivo é o fato de telas menores ocultarem parte da URL de sites móveis. Assim, um endereço pode começar com o nome de uma loja legítima, mas tendo alguma alteração no final, direcionando o usuário para a página maliciosa.

Outro cuidado importante são as mensagens em redes sociais. Tenha extremo cuidado ao clicar em links recebidos nesses sites. Assim como acontece com e-mails, esse tipo de mensagem costuma ser spam, principalmente quando vêm de desconhecidos. Mas, aqui, vale lembrar que alguns hackers utilizam contas de amigos para disseminar malwares e fazer mais vítimas.

Promoções com preços surpreendentes ou ofertas fantásticas podem ser uma enrascada. "Se é muito bom para ser verdade, seguramente não é verdade", diz a empresa. Se você não tiver certeza da confiabilidade de tal site, investigue e veja se ele se trata de uma página verdadeira ou maliciosa. Comentários de outros usuários costumam ser muito úteis nesses casos. Uma pesquisa no Google com o nome da empresa em questão, muitas vezes, é suficiente para saber se é possível confiar nela ou não.

A 4ª e última dica da empresa, mas não menos importante, é o cuidado que devemos ter ao fazer compras usando uma rede wi-fi aberta. A Bitdefender diz ser muito útil buscar produtos enquanto está tomando um café, esperando um avião ou outras atividades em locais que possuam internet sem fio de forma aberta. Mas, não é aconselhável introduzir dados pessoais utilizando esse tipo de conexão. Como a rede é aberta, fica fácil para um hacker invadir a conexão e roubar dados como senhas, usuários e até números de cartões de crédito.

Todo cuidado é pouco. Por isso, fique atento!
© 2005 - 2012 Olhar Digital - Todos os direitos reservados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário