06 julho 2011

73% dos e-mails enviados são spam


São Paulo – O volume global de spam sofreu sua maior queda desde 2008, registrando 39,2 bilhões de envios indesejados em junho deste ano. 
De acordo com um relatório da Symantec, desde o fechamento da rede zumbi Rustock foi registrada uma constante queda no envio de mensagens spam. A última vez que havia sido identificado um decrescimento foi em 2008, quando a botnet McColo foi tirada do ar.
Segundo o estudo, em junho deste ano foi registrado que 72,9% dos e-mails enviados em todo o mundo eram spam. Uma queda de 2,9% com relação a maio.
Logo após encerrarem a Rustock em março, foi registrado o envio diário de 36,9 bilhões de spam. Este número subiu em maio para 41,7 bilhões e caiu novamente para 39,2 bilhões em junho.
Porém, no mesmo período do ano passado o número de mensagens indesejadas enviadas era de 121,5 bilhões por dia, representando 89,3% de todos os e-mails enviados no mundo. Com a redução de 68,7% em 2011, a queda global total registrada foi de 16,4%.
Segundo a Symantec, 40% das mensagens de spam são referentes a venda de produtos farmacêuticos e remédios. Sendo que a Arábia Saudita é a responsável por 82,2% de todos os e-mails indesejados enviados.
Mas embora haja uma redução no envio de spam, a Symantec alerta para outros tipos de golpes online que estão em crescimento, como é o caso do phishing. Segundo a empresa, um a cada 287 e-mails compreendem algum tipo de ataque de roubo de dados.
INFO Online - Copyright © 2011, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário