19 agosto 2011

Anatel autoriza operadoras móveis virtuais


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje as duas primeiras autorizações para que os chamados Operadores Móveis Virtuais possam começar a funcionar.
Essa modalidade permite que empresas contratem as redes de operadoras de telefonia e possam vender assinaturas próprias de celular.
O regulamento para essa modalidade de serviço foi aprovado pela Anatel em novembro do ano passado, mas somente agora saíram as primeiras autorizações, para a Porto Seguro e para a Sermatel. Essas empresas precisam firmar acordos com operadoras tradicionais para o uso de frequências e da infraestrutura de rede.
"Elas vão ser operadoras de telefonia como as outras, a única diferença é que ela estará usando o spectro de outra operadora", afirmou a conselheira da Anatel, Emília Ribeiro.
"Elas estão sujeitas a todos os regulamentos da Anatel que dizem respeito ao serviço móvel, você pode comprar um telefone dela", completou. Segundo a conselheira, as áreas de atuação dessas empresas dependem do acordo com a operadora que cederá a rede.
INFO Online - Copyright - Editora Abril S.A

Contratar no Brasil é difícil, diz Facebook


São Paulo - O principal executivo do Facebook no Brasil, o ex-Googler Alexandre Hohagen, afirmou ontem, durante evento sobre recursos humanos, que encontrar bons profissionais no Brasil não é uma tarefa fácil. 
Segundo Hohagen, que lidera a incipiente operação brasileira da maior rede social do mundo, o principal obstáculo às contratações é achar pessoas com espírito empreendedor, que saibam trabalhar dentro da cultura de uma startup. 
Alexandre Hohagen, principal executivo do Facebook no Brasil, quer equipe com profissionais que saibam trabalhar dentro da cultura de uma startup.
“Às vezes, não adianta trazer alguém com muito conhecimento, pois as características necessárias em profissionais para uma startup são um pouco diferentes”, disse Hohagen. O vice-presidente do Facebook no Brasil disse que o escritório da rede na capital paulista ainda não tem grande estrutura. “Não temos nem secretária. 
Eu mesmo saio para comprar cartuchos de impressora, vou ao mercado comprar água e fui eu mesmo que comprei e trouxe uma geladeira para o escritório”. O profissional faz parte da equipe do Facebook há cerca de seis meses e participou, ontem, do 37º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, em São Paulo. Segundo relatório do site Social Bakers, o Brasil foi o país com maior crescimento, em número de usuários únicos, no Facebook em todo o mundo. 
A quantidade de brasileiros ultrapassa a marca de 19 milhões de usuários e aumentou 11% em relação a abril deste ano. Apesar do crescimento do Facebook, uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela CNT/Sensus mostra que o Orkut ainda é a rede mais popular no país. O Orkut é acessado por 27,8% da população nacional. O Facebook aparece na segunda posição, com 15,8% de adesão, e o Twitter na terceira, com 8,8%.
INFO Online - Copyright@2011 - Editora Abril S.A

A ética profissional e o Técnico em Segurança do Trabalho.

Assim como em muitas profissões, o TST está sempre envolvido com a ética profissional. Muitas vezes ele se vê em situações onde, falar ou não falar sobre algo, é questão de sobrevivência até para a empresa. Em outras oportunidades a ética aparece entre os próprios profissionais. 

ETIMOLOGIA
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes.  Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

Vamos dividir o assunto em duas etapas:
  • Ética Profissional para com a empresa (Também chamada de ética corporativa)
Aqui aparece a questão em que o profissional se envolve em assuntos relacionados à empresa. 
Vejamos um exemplo: Você é o TST que elabora os PPP's da empresa e recebe um pedido sigiloso para fazer um PPP de um funcionário. É fácil imaginar que a empresa está pensando em demitir o tal funcionário. Acontece que você vê o nome e descobre que é um amigo seu. Você contaria para ele ou não? É óbvio que a ética lhe diz para não comentar nada com ninguém, mesmo sendo ele seu melhor amigo. Isso é ética para com a empresa. Em contrapartida, ser ético para com a empresa não significa concordar com o que ela faz de errado. Até porque, em se tratando de prevenção de acidentes, você também poderá ser penalizado futuramente pela negligência da empresa. Não se esqueça que você está lá para aplicar a legislação. Se você deixar de aplicar as normas porque a empresa está te pressionando, isso não é ética para com a empresa - isso é negligência.

  • Ética Profissional para o colega de profissão (Também chamada de ética pessoal)
Infelizmente nossa classe não é tão unida e, no caso da ética, tem gente que parece que nem sabe o que é isso. É comum vermos colegas criticando colegas.
É claro que ninguém é perfeito e pode cometer erros, porém isso deve ser discutido com o grupo para tentar alinhar o trabalho do Departamento de segurança e não ficar trocando picuinhas prá lá e prá cá.
Em alguns casos especiais, onde o colega parece estar desinteressado, é bom que se converse em particular para tentar descobrir o que está acontecendo e juntos arranjar uma solução.
É bom lembrar que, ser ético com o colega não é carregá-lo nas costas. Cada um tem que fazer a sua parte para que ninguém fique sobrecarregado. Para isso o chefe do departamento tem que avaliar seus subordinados e ver se alguém está deixando a desejar antes que a situação saia fora do controle.
Pode ser que alguém esteja desmotivado e até pensando em sair da empresa. Neste caso é melhor, eticamente falando, que você chegue até o chefe e  exponha seu descontentamento, mas nunca prejudique seus colegas de trabalho.

CONCLUSÃO
A ética profissional para os TST está presente no dia a dia. Tomar as decisões certas pode fazer muita diferença, tanto para você como para a empresa. Ser ético é saber falar e calar na hora certa. É saber o que falar e para quem falar. Ser ético para com a empresa é fazer o que ela pede, sem negligenciar a sua condição de prevencionista.
Ser ético para com o colega é respeitar as limitações profissionais e culturais de cada um e sempre tentar ajudar. É fazer críticas construtivas. É ser empático. É ser amigo mesmo que as diferenças existam, pois apesar de sermos diferentes também podemos ser muito parecidos em diversos aspectos.
Portanto, ser ético é reconhecer que somos seres humanos e como tal, sujeito a erros.
"Na antiguidade, todos os filósofos entendiam a ética como o estudo dos meios de se alcançar a felicidade (eudaimonia) e investigar o que significa felicidade."
Então, se você é ético, possivelmente é uma pessoa feliz! 

Laptite - Você já ouviu falar nessa doença?


Com certeza todo mundo sabe da existência muitos "ites" por aí: bursite, tendinite, amigdalite, sinusite; que são doenças inflamatórias. Mas a Laptite é nova e por isso pouco conhecida.

O que causa a Laptite?

Se você tem um laptop em casa, então está sujeito a adquirir uma Laptite. É isso mesmo! O uso excessivo dos laptops em substituição aos computadores tradicionais sem os cuidados necessários pode causar essa doença. 
O problema está na postura dos usuários de laptops que invariavelmente o utilizam em todos os lugares da casa - sofá, cama, mesa, etc

A falta de acessórios que facilitem o uso do laptop acentua acentua as deformidades posturais e traz danos às articulações dos membros superiores. A reclamações mais comuns são dores nos ombros, cotovelos, punhos e coluna. 




Dicas para evitar problemas futuros:
  • Adquira os acessórios para facilitar o uso do laptop;
  • Use um teclado separado que dá apoio aos punhos e melhora a digitação;
  • Mantenha a coluna ereta;
  • Faça pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho e aproveite para se exercitar;
  • Se sentir dores frequentes procure um ortopedista.




10 agosto 2011

Qual é a melhor impressora? Veja como escolher a ideal para seu perfil

Em meio a tantas opções, é preciso ter cuidado na hora da compra. Confira o modelo que mais se adequa às suas necessidades.



Na verdade, esta primeira pergunta acaba se desdobrando em um pequeno questionário: você imprime muito? Precisa de muita velocidade? Quer cópias frente e verso? O número de opções no mercado é grande e cada uma delas tem uma peculiaridade que pode fazer a diferença na hora da compra.

Depois de traçar seu perfil de usuário a escolha fica um pouco mais fácil. Neste segundo passo, além da qualidade de impressão e praticidade, o importante é fazer a relação "custo-benefício" da impressora que você pretende adquirir. Isto é, saber quanto você vai gastar a cada página impressa.

"Existem impressoras que têm uma função chamada Duplex, que é a impressão frente e verso automática. Para quem imprime muito, por exemplo, quem tem criança em idade escolar e que não precisa imprimir uma página por folha nos trabalhos, economiza 50%", explica Kao Mei I, gerente de negócios da Epson. "Normalmente, na própria embalagem, os cartuchos de tinta trazem a informação sobre o rendimento do cartucho e quantas páginas ele imprime. Faça a conta!", completa.

Vale lembrar também que, hoje, esses cartuchos podem ser facilmente recarregados. Mas tenha em mente: as impressoras a jato de tinta são ideais para quem faz o uso esporádico do equipamento. Já para aqueles que necessitam de um volume maior de cópias, o mais indicado mesmo são as impressoras laser ou as chamadas "Office-jets".

Lewis, da HP, explica que quando você imprime cerca de 1000 cópias por mês, poderá entrar em um grupo de impressoras que, apesar de serem caseiras, funcionam para um pequeno escritório. Se você é um advogado ou alguém que imprime um pouco mais em casa, já pode ter uma chamada Office-jet. "Uma impressora laser em casa, por ser para alguém que tenha necessidade de impressões em preto e branco. Ou seja, você não tem uma flexibilidade de imprimir colorido. Uma impressora a laser colorida já sai fora, em questão de preço, da necessidade de se ter em casa", completa Lewis.

A não ser que você imprima muitíssimo pouco ou precise de um modelo específico para imprimir fotos com resultados profissionais, uma impressora básica talvez não seja a melhor escolha hoje em dia. Unindo a utilidade de impressão, scanner e copiadora em um só equipamento, as multifuncionais vêm dominando o setor; hoje representam 85% do mercado de impressoras. Além de economizar espaço, o produto economiza dinheiro, já que dificilmente os três adquiridos em separado alcançariam tão baixo valor.

Fernando Lewis completa: "No começo, as multifuncionais em todo o mundo tinham uma certa restrição do público, ao ver o '3 em 1' como uma coisa que não fazia sentido. Mas as multifuncionais têm uma qualidade perfeita, como se você comprasse separado, e com a facilidade de você ter, em um único espaço, toda essa tecnologia".

Não tenha dúvida, o toner – usado nas impressoras laser – é mais eficiente e mais barato do que um cartucho de tinta. Às vezes, a autonomia, ainda que somente em preto e branco, pode chegar a 10 vezes o que imprime um cartucho de jato de tinta.
Em meio a tantas opções é mesmo difícil diferenciar umas das outras. O que determina o preço final e utilização são quesitos como o design, funções extras, características e, claro, os suprimentos.

Agora que você já sabe para que cada tipo impressora é indicada, pense bem e avalie qual delas atende a sua necessidade. Outra dica: se, por exemplo, você quiser usar uma única impressora para vários computadores, tenha em mente uma opção com wi-fi integrado; geralmente, as mais novas oferecem essa função. De olho nessas dicas, vai ficar bem mais fácil escolher. 
Fonte: OlharDigital

Apple x Samsung: Galaxy Tab 10.1 tem vendas impedidas na União Europeia

Corte alemã deu vitória à Maçã em novo capítulo da guerra entre as empresas.

26 países europeus não terão o Galaxy Tab .
As batalhas mais disputadas do mundo da tecnologia estão sendo travadas entre a Apple e Samsung, as duas líderes de mercado na área de tablets e smartphones. 

Desde o processo movido pela Maçã em abril, que acusava a concorrente de copiar diversos conceitos do design de seus aparelhos, cortes de todo o mundo têm trabalho de sobra para julgar os pedidos das companhias.



O novo capítulo da guerra desenrolou-se na Alemanha. Depois de impedir a comercialização do Galaxy Tab 10.1 na Austrália, a Apple colocou mais um território na lista dos locais que não devem receber o próximo tablet da Samsung: a União Europeia.


Uma medida cautelar foi concedida em favor da Maçã, logo após a Samsung afirmar que tentaria lançar o tablet em terras australianas, apesar da condenação. Dessa forma, a venda do Galaxy 10.1 está barrada em 26 dos 27 países do bloco, sendo a Holanda a única exceção, graças a uma política diferenciada que ainda será discutida com a Apple.

Em desvantagem na guerra, a Samsung já tentou bloquear a importação do iPad e do iPhone, além de exigir que a concorrente mostrasse a ela seus próximos produtos com exclusividade, para evitar futuros plágios ou quebras de patente.

Por Nilton Kleina - 9 de Agosto de 2011

Alongamentos


Muitos de nós passamos muito tempo na frente do computador ou mesmo do video-game o que pode, com o tempo, causar sérios danos à nossa saúde.
Abaixo estão alguns GIFs de exercícios que podem ser feitos em intervalos regulares de tempo:
  • Relaxar os Olhos: Mude o foco de visão do computador para um objeto mais afastado por aproximadamente 15s. Este exercício é importante para relaxar os olhos, evitando que fiquem irritados e que futuramente você tenha problemas de visão.
estretch.gif

  • Alongar os Dedos: Este exercício é para quem passa muito tempo digitando ou dando cliques com o mouse. Feche e abra bem as mãos segurando-as abertas por aproximadamente 5s. Repita o procedimento pelo menos 3 vezes.
fstretch.gif
  • Alongar Pulso: Com o braço numa posição de 90º, segure o pulso para cima por 5s e em seguida para baixo pelo mesmo período. Este exercício é importante para alongar os músculos dos dedos e dos pulsos, evitando problemas por esforço repetitivo.
wstretch.gif