22 junho 2011

Transcend lança adaptador de cartões de memória compatível com todos os modelos de notebook

O novo TS-RDF1 Express Card Reader possui rápida velocidade na transferência de dados e ainda recupera arquivos.



A Transcend, fabricante taiwanesa de módulos de memória e produtos multimídia, acaba de lançar o TS-RDF1 Express Card Reader. O novo produto é um adaptador para cartões de memória SDHC, utilizados em câmeras fotográficas, filmadoras, computadores, tablets, videogames, MP3 e MP4 players. O dispositivo, que substitui o leitor de cartão, pois a transferência de arquivos é mais rápida, é compatível com todos os modelos de notebook e deve chegar ao Brasil na última semana de julho, com um valor estimado de R$40.
O novo TS-RDF1 Express Card Reader também aceita diversos formatos de cartões de memória de alta velocidade, possuindo rápida velocidade na transferência de dados, como imagens e vídeos em alta definição.
“Sabemos que estes cartões de memória estão cada vez mais presentes na vida de nossos usuários. O acesso a eles é muito fácil, seja em câmeras fotográficas, celulares e tablets, entre outros. Enfim, são muitos arquivos e modelos de cartão. Por este motivo, estamos muito satisfeitos em trazer mais esta acessibilidade para nosso público. A expectativa é grande”, comenta o gerente comercial da Transcend para o Brasil, Samuel Lai. Compacto, o novo adaptador possui apenas 74.9mm × 34mm × 5mm e é preciso apenas colocá-lo no notebook para usá-lo, não necessitando de cabos extras e nem bateria. Além disso, ele é compatível com express card de 34mm ou 54mm.Download gratuito recupera arquivos.
Outro diferencial dos adaptadores é o Recover RX, software gratuito que detecta, automaticamente, os erros de transferência e já os corrige. Fácil de usar, o programa é capaz de restaurar arquivos perdidos, danificados ou até mesmo deletados.
Globalmente reconhecida pela fabricação de memória, a empresa taiwanesa possui 22 anos de atuação no mercado e capital aberto desde 2001. Seu portfólio abrange mais de 2 mil produtos, classificados em quatro categorias: módulos de memória, cartões de memória flash, pen drives e produtos estratégicos como discos rígidos portáteis, discos de estado sólido, porta-retratos digitais, media player, MP3/MP4 players e outros acessórios multimídia. Seus 13 escritórios comerciais estão espalhados por Taiwan, China, Japão, Estados 

Unidos, Alemanha, Coréia do Sul, Inglaterra, e Holanda, além de uma cadeia de 11 lojas de varejo em Taiwan, China e Hong Kong.

No Brasil, seus produtos são distribuídos pela Ingram Micro Miami, HandyTech, Laggo Tecnologia, MemoryTec e Controle Net.

Saber Eletronica online

Algoritmo de Bresenham: O Uso de Microcontroladores para Traçar Retas em LCDs

Quando um engenheiro precisa fazer um projeto de algum circuito eletrônico, ele tem várias decisões a serem tomadas. Talvez a primeira delas seja decidir qual plataforma de desenvolvimento será usada.Têm-se hoje várias alternativas no mercado: FPGAs, PSOCs, PLCs, microcontroladores, etc. 
Quando uma das premissas desse projeto é ter uma interface homem-máquina, aí aparece uma nova gama de caminhos a seguir: LEDs, displays de sete segmentos, alto-falantes, displays LCD, etc. Escolhido o hardware, uma segunda tarefa incumbida ao projetista é a de desenvolver o código a ser “gravado” no componente controlador, a fim de atribuir valor funcional ao circuito. Às vezes, o tempo despendido pelo circuito na interface homem-máquina é tão grande que chega a atrapalhar o seu desempenho. Gerar códigos mais eficientes pode ser a solução para esse problema.
Neste artigo será dada uma motivação ao uso de algoritmos otimizadores para aplicações em microcontroladores e apresentaremos o Algoritmo de Bresenham.

Motivação
Traçar curvas elementares, como segmentos de reta ou arcos de circunferência, requer a construção de algoritmos capazes de determinar na matriz de pixels da superfície de exibição quais pixels devem ser alterados de forma a simular a aparência do elemento gráfico desejado. Hoje em dia, com computadores que possuem frequência de trabalho da ordem de 2 GHz, munidos com vários processadores auxiliares (coprocessadores) que fazem, por exemplo, conta com ponto flutuante, ficou fácil traçar curvas elementares. Prova disso é a perfeição encontrada nos jogos, com cenários de aparência bem reais. Mas, por outro lado, os microcontroladores estão se tornando cada vez mais usados, inclusive para aplicações gráficas.
Eles podem ser vistos como microprocessadores envolvidos por vários periféricos, tudo dentro de um mesmo chip. Esses periféricos são contadores, comparadores, interfaces seriais, e vários outros dispositivos que fazem dos microcontroladores CIs muito funcionais e, consequentemente, de grande aplicabilidade em projetos de eletrônica.
Sabe-se que a potência dissipada em um microcontrolador é diretamente proporcional ao produto do quadrado da tensão de alimentação com a freqüência de trabalho do mesmo. Sabe-se também que o preço dos circuitos integrados cresce se for aumentada a frequência na qual ele trabalhará. Por esses e outros motivos, os fabricantes de microcontroladores geralmente optam por fabricar dispositivos que operam em frequências não muito elevadas (por volta de 8MHz).
Gráficos complexos requerem o traçado de uma grande quantidade de segmentos de reta, e a velocidade é importante. Se as contas forem feitas por um microprocessador moderno, não haverá problemas, contudo, se essa tarefa for incumbida a um microntrolador, o gráfico poderá aparecer no visor depois de um longo tempo, e isso será desconfortável para nossa visão, sendo dessa forma impraticável animações em tempo real.
Uma alternativa muito interessante para traçar curvas, gastando para isso um tempo de processamento bem menor, é conseguida com o uso do Algoritmo de Bresenham. Adiante, mostraremos o processo de construção desse algoritmo para traçar uma reta. Outras curvas podem ser conseguidas usando o mesmo princípio.

O Algoritmo
Para começar, propõe-se uma pergunta: como você escreveria um algoritmo para traçar uma reta, usando, por exemplo, a linguagem do Matlab®? Talvez o algoritmo que você pensou seja parecido com o descrito no box 1.


Esse algoritmo é pouco eficiente, pois, para todos os valores de x, uma conta que usa ponto flutuante deve ser efetuada. Contas com ponto flutuante exigem do processador vários ciclos de clock para serem executadas.
Algoritmos de alto nível podem ser utilizados para minimizar o esforço computacional e assim tornar o processo mais rápido. O mais famoso desses algoritmos foi proposto em 1965 por Jack E. Bresenham, um então funcionário da IBM, formado em Ciência da Computação. O Algoritmo de Bresenham é um algoritmo clássico para traçar curvas ,e usa apenas variáveis inteiras e permite que o cálculo de um próximo ponto (x1+1,y1+1) seja feito de forma incremental, utilizando os cálculos já feitos para o ponto anterior (x1,y1).
Suponha que a superfície de exibição (LCD) possua igual densidade de pixels na horizontal e na vertical (razão de aspecto gráfico igual a 1). O algoritmo assume que a inclinação da linha está entre zero (0) e um (1) (outras inclinações podem ser tratadas por simetria). O ponto (x1,y1) seria o inferior esquerdo, e (x2,y2) o superior direito.
Na figura 1, assumindo-se que o pixel que acabou de ser selecionado é P, em (xp, yp), e o próximo deve ser escolhido entre o pixel à direita superior a M (pixel S) e o pixel à direita inferior a M (pixel I).


Seja Q o ponto de intersecção entre a reta e a coluna x = xp + 1 da malha, e M o ponto intermediário entre os pixels S e I, o que se faz é observar de que lado da reta está o ponto M. É fácil verificar que se M está acima de Q, o pixel está mais próximo da reta; se M está abaixo de Q, S está mais próximo. Dessa forma, o teste do pontomédio permite a escolha do pixel mais próximo da reta. Veja que assumindo uma distância normalizada e igual a 1 (adimensional) entre os pixels adjacentes, tem-se com esse algoritmo um erro de no máximo ½ (adimensional), que é a metade da distância entre dois pixels vizinhos da mesma coluna. Precisa-se agora de um método para calcular de que lado da reta está o ponto M.

Se , pode-se escrever a equação da reta:

Tem-se então uma equação implícita F(x,y):


Pode-se reescrever a equação acima,como:


Verifica-se que F(x,y) é 0 (zero) para pontos sobre a reta, positiva para pontos abaixo dela, e negativa para pontos acima dela. Com base nisso, para o teste do pontomédio, basta calcular F(M) = F(xp + 1, yp + 1/2) e verificar o seu sinal. Como a decisão será tomada com base no valor da função no ponto (xp + 1, yp + 1/2), definese uma “variável de decisão” d:


Se d > 0, significa que M está abaixo de onde a curva ideal passa, então é escolhido o pixel S; se d < 0, significa que M está acima de onde a reta ideal passa, então é escolhido o pixel I. No possível caso em que d = 0 é escolhido qualquer um dos dois pixels, S ou I.
Após a decisão de qual pixel será considerado, deve-se atualizar o valor de d. Se I foi o último pixel escolhido, M será incrementado somente na direção x.
Têm-se ntão as seguintes igualdades:


Subtraindo dold de dnew para obter a diferença incremental, tem-se dnew = dold + a. Dessa forma, quando o último pixel escolhido é I, deve-se incrementar de a = ∆y. Em outras palavras, pode-se derivar o valor da variável de decisão do próximo passo a partir do seu valor atual, sem necessidade de calcular F(M) diretamente. Por outro lado, se S foi escolhido, M é incrementado de 1 em ambas as direções, x e y. Obtém-se o seguinte:


Subtraindo dold de dnew para obter a diferença incremental, tem-se dnew = dold + a + b. Dessa forma, quando o último pixel escolhido é S, deve-se incrementar d de a + b = ∆y - ∆x. Em outras palavras, podese derivar o valor da variável de decisão do próximo passo a partir do seu valor atual, sem necessidade de calcular F(M) diretamente.
Neste ponto já se tem quase tudo para escrever o Algoritmo de Bresenham, só falta decidir qual será o valor inicial de d. Sendo (x1,y1) o primeiro ponto a ser traçado, a próxima decisão será feita para (x1 + 1,y1 + 1/2):

Sendo (x1,y1) um ponto da reta, F(x1,y1) = 0.
Dessa forma:


Pode-se eliminar a fração acima multiplicando F(x, y) por 2. Isto multiplica cada constante e a variável de decisão por 2, mas não afeta o sinal da variável de decisão, que é o que interessa para o teste do pontomédio. Veja um resumo dos limiares de decisão:


Com esses valores em mãos, o próximo passo é desenvolver realmente o algoritmo. Nobox 2, uma versão simplificada do Algoritmo de Bresenham pode ser verificada.


Note que as operações mais complexas a serem feitas são multiplicações por 2, que na lógica binária nada mais é do que deslocamento de um bit para a esquerda.



CONCLUSÃO
Com o Algoritmo de Bresenham, um novo dinamismo é apresentado para o uso dos microcontroladores. Códigos como os sugeridos por Bresenham, além de acrescentarem bons efeitos aos LCDs e darem maior dinamismo ao circuito, também possuem a vantagem de não serem longos,o que possibilita economia de espaço de memória, uma vez que tal recurso é diretamente proporcional ao número de linhas de comando.

Jefferson Zortea Moro - SABER ELETRÔNICA ONLINE

13 junho 2011

C3 Tech lança com padrão wireless N, o W-R2000nL-ROTEADOR DE ALTA VELOCIDADE

Modelo suporta a utilização de quatro redes sem fio simultaneamente e garante uma velocidade de até 150Mbps, três vezes maior que os padrões mais utilizados no mercado.

A C3 Tech, marca da fabricante de produtos de informática ColeteK, lança o modelo W-R2000nL v1.2que utiliza o novo padrão de velocidade IEEE 802.11n, mantendo total compatibilidade com os padrões anteriores b e g. 

Isso garante uma velocidade até três vezes maior que o padrão g (54Mbps), usado na maioria dos roteadores disponível no mercado.

Com alto desempenho e alcance, o produto é compacto e de simples instalação e configuração. Tem maior potência interna (300mW de fábrica) e uma antena removível de 5dBi, que garante maior cobertura e alcance do sinal Wi-Fi. A combinação entre a potência e a antena faz com que o roteador atinja até 800m de sinal em área aberta. O modelo ainda permite a utilização de até quatro redes sem fio simultaneamente.

Com o roteador W-R2000nL v1.2, o usuário pode criar múltiplas redes, para diferentes aplicações, discriminando os tipos de acessos que cada uma dessas redes terá. Assim, é possível, por exemplo, ter uma rede exclusiva para trabalho, outra para uso pessoal e uma terceira para jogos, todas com o mesmo roteador. Além disso, o roteador funciona como repetidor de sinal, podendo ser usado para “espelhar” o sinal de outro aparelho já existente de qualquer marca e modelo, aumentando assim a cobertura do sinal wireless

Para a segurança das conexões, o modelo vem com o botão WPS (Wi-Fi Protected Setup). Esse recurso permite a conexão e a ativação da criptografia wireless instantaneamente, sem a necessidade de se digitar chaves complexas ou acessar menus. Basta um clique no botão WPS e o roteador entrará no modo de configuração automática.

Com suporte a DDNS, permite que o usuário configure servidores WEB, Email ou câmeras de vigilância de maneira prática e segura, através de serviços de designação de nomes mesmo para IPs dinâmicos.

O produto suporta criptografia WEP, WPA e WPA2 (TKIP e AES) e Radius, para a total segurança do acesso e navegação.

SABER ELETRÔNICA ONLINE - Copyright ® 1975 a 2011 - All rights reserved

Smartphones: Samsung deve acabar com liderança da Nokia neste trimestre

Analistas indicam que será a primeira vez, desde 1996, que a fabricante finlandesa deixará de ser a maior fornecedora do setor.

Ainda neste trimestre, a Samsung vai tornar-se a maior fabricante de smartphones do mundo, ultrapassando – pela primeira vez em 15 anos – a Nokia. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (13/6), pela empresa de análise Nomura. A projeção indica também que, nos próximos três meses, a Apple deve superar a Nokia, que, por conta disso, vai ocupar a terceira posição do mercado mundial de smartphones, no qual é líder desde 1996.

“Se os novos telefones da Nokia não forem bem-recebidos no terceiro trimestre e o Galaxy S2 conquistar mercado, a Samsung vai ultrapassá-los (a Nokia) e se tornar a líder em smartphones”, concorda a analista do Gartner, Carolina Milanesi, segundo notícia divulgada pela Reuters.

Como forma de reverter esse cenário de perda de mercado, a Nokia está apostando todas as suas fichas na parceria com a Microsoft e pela qual vai usar o Windows Phone como o principal sistema operacional de seus smartphones. No entanto, os primeiros equipamentos resultantes do acordo só devem chegar ao mercado em 2012.

fonte: olhardigital

ABINEE revê previsão de crescimento do setor de 11% para 8% neste ano

O faturamento da indústria eletroeletrônica em 2011 deverá ser de R$ 134,5 bilhões, 8% acima de 2010, segundo dados da entidade. A expectativa anterior, era de crescimento de 11%, com faturamento de R$ 138,6 bilhões

Com exceção da área de Material Elétrico de Instalação, que deverá se manter estável, as demais áreas esperam crescimento que variam de 2% (Utilidades Domésticas) a 14% (Telecomunicações). No entanto, continua a preocupação com a valorização do Real, cujos efeitos sobre a indústria têm sido perversos. O mercado interno deverá continuar como o elemento dinâmico para a atividade do setor uma vez que as exportações não deverão reagir nos próximos meses diante da perspectiva de manutenção da política cambial.
Por sua vez, as importações deverão manter a trajetória de crescimento ganhando espaço no mercado interno, especialmente de bens finais. No fechamento do primeiro trimestre, o faturamento do setor eletroeletrônico cresceu 11% na comparação com igual período de 2010. O desempenho foi positivo para todas as áreas representadas pela ABINEE, com percentuais que variaram de 2% (Material Elétrico de Instalação e Utilidades Domésticas) a 20% (Telecomunicações). Apesar desse quadro favorável, aumentou a porcentagem de empresas cujas vendas ou encomendas ficaram abaixo das expectativas - de 32%, dos informantes no último trimestre do ano passado, para 36%, no 1º trimestre deste ano. As áreas responsáveis por este fato foram Automação Industrial, Componentes Elétricos e Eletrônicos, Equipamentos Industriais e, especialmente, Material Elétrico de Instalação. As áreas de GTD e de Informática mantiveram os percentuais da pesquisa anterior. Somente a área de Telecomunicações avaliou melhor o comportamento dos negócios do trimestre.

SABER ELETRÔNICA ONLINE - Copyright ® 1975 a 2011 - All rights reserved

Eletrodomésticos portáteis serão certificados pelo Inmetro

A partir de 1º de julho de 2011, um grupo de 87 famílias de eletrodomésticos e similares, inclusive industriais, fabricados no País ou importados, deverá ser certificado, de acordo com a Portaria 371 do Inmetro, publicada no Diário Oficial da União, em 31 de dezembro de 2009, e que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade - RAC.
A medida foi baseada em uma norma internacional da IEC - International Electrotechnical Commission -, Requisitos Gerais IEC 60335-1 e ABNT NBR NM 60335-1, e Requisitos Particulares, para eletrodomésticos e similares, visando aumentar a segurança dos aparelhos e, consequentemente, de seus usuários.

O gerente do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Abinee, Fabian Yaksic, afirma que a portaria contribuirá para o aumento da qualidade e segurança dos aparelhos, excluindo marcas que não se preocupam com estes fatores. “A medida vai diminuir a concorrência desleal de alguns produtos importados ou contrabandeados, que não atendem as normas técnicas e comprometem a segurança das instalações e dos usuários”, diz.
No caso dos importados, Yaksic explica que os produtos também deverão passar por certificação. "Terão que ser certificados por entidades acreditadas pelo Inmetro", ressalta. Segundo ele, os prazos determinados pelo Inmetro são importantes para que os pequenos e médios fabricantes tenham tempo de se adaptar à nova norma e ao RAC. “Logo, o consumidor brasileiro vai se acostumar a só comprar os produtos com o selo de segurança de identificação da conformidade”, pondera.
A nova regulamentação ampliou a lista de eletrodomésticos com certificação compulsória e só deixou de fora aqueles que integram Programas de Avaliação da Conformidade e já são avaliados pelo Inmetro dentro do programa de avaliação da eficiência energética ou outros, inclusive, quanto aos aspectos de segurança.
A Portaria publicada não se aplica a: Secadoras de roupa e centrífugas; Máquinas de lavar louças; Segurança elétrica de Fogões, fornos e similares; Máquinas de lavar roupa; Secadoras de roupa tipo tambor; Aquecedor híbrido de acumulação; Refrigeradores, Congeladores e Adegas; Fornos de microondas; Aquecedores instantâneos de água (chuveiros elétricos); Condicionadores de ar (janela e split); Ventiladores de teto e de mesa; Aparelhos de refrigeração de uso comercial com unidade condensadora ou compressor remoto ou incorporado; e Bebedouros.
O comércio terá até 1º de janeiro de 2013 para escoar o estoque de produtos nacionais e importados que estejam fora dos padrões definidos pela regulamentação.
A ampliação da compulsoriedade obedecerá ao seguinte calendário para adaptação dos fabricantes, importadores e comércio:


Prazo
Medida
1º de julho 2011
Fabricantes e importadores de aparelhos eletrodomésticos não poderão mais fabricar e importar equipamentos fora das exigências do Inmetro.
1º de julho 2012
Fabricantes e importadores de aparelhos eletrodomésticos não poderão mais comercializar para o varejo produtos fora do padrão.
1º de janeiro 2013
O comércio atacadista/varejista não poderá mais vender aparelhos eletrodomésticos fora do padrão ao consumidor.

Produtos não abrangidos pela Portaria 371 - ABNT NBR NM 60335-1 e Série ABNT NBR NM 60335-2-X ou Série IEC 60335-2-X

60335-2-X
Produto
4
Secadoras de roupa e centrífugas
5
Máquinas de lavar louças
6
Segurança elétrica de Fogões, fornos e similares
7
Máquinas de lavar roupa
11
Secadoras de roupa tipo tambor
21
Aquecedor híbrido de acumulação
24
Refrigeradores, Congeladores e Adegas
25
Fornos de microondas
35
Aquecedores instantâneos de água – chuveiros elétricos
40
Condicionadores de ar (janela e split)
80
Ventiladores de teto e de mesa
89
Aparelhos de refrigeração de uso comercial com unidade condensadora ou compressor remoto ou incorporado
60335-1
Bebedouros

Produtos não abrangidos pela Portaria 371 - Outras normas
Norma IEC
Produto
60065
Aparelhos de áudio e vídeo e equipamentos eletrônicos similares
60601
Aparelhos para fins médicos
60745
Ferramentas elétricas portáteis operadas a motor
60950
Computadores pessoais e equipamentos similares
61029
Ferramentas elétricas semi-estacionárias operadas a motor
60079
Aparelhos destinados a serem utilizados em atmosferas explosivas (poeira, vapor ou gás)