23 fevereiro 2011

Plug-ins desatualizados viram porta de entrada para cibercriminosos

Pesquisa revela que as vulnerabilidades atingem hoje cerca de 40% dos plug-ins baseados em Java.

Uma análise dos principais navegadores de mercado detectou que os plug-ins - softwares que adicionam funções -, na maioria das vezes, não fazem atualizações automáticas de segurança e viram uma porta de entrada para que o usuário fique exposto na internet.

O levantamento, conduzido pela empresa de segurança Qualys, aponta que os plug-ins baseados em Java estão no topo da lista de vulnerabilidades, com 40% das instalações sem segurança. Já os plug-ins que usam o Adobe Reader aparecem em segundo lugar na lista de mais inseguros, com 32%, e os softwares baseados em Quicktime ocupam o terceiro lugar no ranking de vulnerabilidade, com 25%.
Se considerados apenas os principais navegadores de mercado (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari), sem considerar os plug-ins, eles se demonstraram relativamente mais seguros. Apenas 25% deles apresentaram vulnerabilidades não testadas e a maioria faz atualizações automáticas para garantir a segurança dos usuários.   Especialistas em segurança acreditam que a próxima geração de navegadores deve reduzir o nível de vulnerabilidades, por conta do uso HTML5. Neste padrão, as funções de plug-ins não funcionam de forma independente.

18 de Fevereiro de 2011 | 16:18h /© 2005 - 2011 Olhar Digital - Todos os direitos reservados

Hospitais voltam a usar “gás do riso” durante o parto

Produto serve como anestesia por causar bem-estar e inibir a dor.

 A utilização de óxido nitroso, ou gás hilariante, muito usado como anestésico durante o parto no final do século 19, tende a voltar aos hospitais como forma de deixar o momento menos doloridos às grávidas. Isso porque inalá-lo causa uma sensação de bem-estar e, uma posterior gargalhada, que alivia as dores.

O uso do “gás do riso”, como é mais conhecido, durante o parto caiu em desgraça nos Estados Unidos há décadas, e apenas dois hospitais - um em São Francisco e um em Seattle - ainda o oferecem.

No entanto, hospitais respeitados, como o Dartmouth-Hitchcock New Hampshire's Medical Center, nos Estados Unidos, planeja começar a usar o gás nestas situações. O uso do gás do riso está sendo revisto pelo governo federal e depois de um longo hiato, o equipamento necessário para administrá-lo deve chegar ao mercado em breve. Os efeitos analgésicos do óxido nitroso ganharam diversas aplicações na medicina no final do século 19. Em 1881, foi introduzido como um analgésico no parto.
 
Já no século 20, em 1961, foi descrita pela primeira vez o uso de uma mistura gasosa constituída de 50% de óxido nitroso e 50% de oxigênio como analgésico no parto.Dez anos depois, essa mistura passou a ser usada também em ambulâncias.   Os defensores do gás dizem que ele deve ser considerado como para ser usado durante o trabalho de parto porque é de fácil administração, tem efeito rápido, e pode ser usado nas fases posteriores do trabalho.
 
fonte:blogsoenfermagem

SK 540E: conversores compactos com funcionalidade CLP integrada

A NORD Drivesystems expande a sua série SK 500E de conversores de frequência compactos para a instalação em armários de comando, adicionando o modelo de topo SK 540E que inclui uma funcionalidade CLP básica integrada.

Sem a necessidade de recorrer a um controlador externo, o conversor, com um excelente preço competitivo, consegue comandar muitas aplicações exigentes com sequências e interligações a contadores, dispositivos de comparação e marcas que são facilmente programados de acordo com a norma industrial IEC 61131-3 utilizando a ferramenta NordCon computadorizada.

O CLP consegue controlar até oito entradas digitais, três saídas digitais, dois relés, duas entradas analógicas e uma saída analógica. Se necessário, existe a possibilidade de adicionar módulos de extensão E/S para aumentar o controle da máquina. O novo conversor pode ser utilizado para aplicações, tais como a integração de funções de monitorização nos acionamentos das bombas, permitindo que funcionem de modo autônomo no caso de oscilações do débito. Todos os dados operacionais podem ser, evidentemente, transferidos para controles superiores através das interfaces do SK 540E para todos os sistema de bus de campo padrão. Mesmo sem um CLP integrado, os conversores da série SK 500E suportam uma vasta gama de aplicações industriais graças às funções integradas, incluindo o controle do processo PID, um modo servo que garante um binário total quando parado e posicionamento absoluto e relativo com o módulo POSICON. Os conversores SK 500E estão disponíveis em sete tamanhos e cobrem motores com potências entre 0,25 a 37 kW. O novo SK 540E estará brevemente disponível para desempenhos até 7,5 kW. Os modelos de 11 a 37 kW também estão a caminho.
NORD Drivesystems PTP, Ltda.
Oiã - Aveiro
Portugal
Joana Guerreiro
Tel: +351 234 727 090
Fax: +351 234 727 099
JGuerreiro@pt.nord.com

SABER ELETRÔNICA ONLINE - Copyright ® 1975 a 2011 - All rights reserved


20 fevereiro 2011

Como o fim do Horário de Verão afeta os computadores

O fim do Horário de Verão brasileiro vai ocorreu à meia-noite de sábado (19/2), quando os relógios forão atrasados em uma hora. Para os usuários de Windows XP ou Vista isso significa que está na hora de fazer o Windows Uptade para alterar o relógio do sistema manualmente. Já para quem usa o Windows 7 basta instalar o hotfix.

Em outubro de 2010, no início da mudança de horário, a Microsoft soltou uma atualização que deveria ser adotada para que as alterações no sistema fossem feitas automaticamente. Os usuários que instalaram o hotfix não encontrarão dificuldade na transição, pois os updates já possuem as definições corretas das datas de término do Horário de Verão. Porém, aqueles que não realizaram as atualizações manuais ou que não recebem as atualizações automáticas do Windows Update devem garantir o download do hotfix o quanto antes.

A Microsoft informa que as atualizações manuais ou por meio do hotfix também habilitam as funções do calendário do Outlook e de todos os programos do sistema. Ele conta que a Microsoft já possui o calendário oficial de datas dos Horários de Verão dos próximos anos, portanto, os sistemas mais recentes já vêm com suporte para as mudanças automáticas.

Já os usuários de Mac só precisam fazer algo se ainda usam sistemas operacionais anteriores ao Mac OX 10.5 (Leopard) e ao 10.6 (Snow Leopard), que não têm atualização automática do Horário de Verão. Para alterar a data, é preciso entrar nas "Preferências de Data e Hora", desativar a opção "Ajustar Data e Hora Automaticamente" e arrumar manualmente o horário.

Para obter mais informações sobre o Windows, clique aqui ou contate a Central de Atendimento nos telefones: (11) 4706-0900, (11) 4706-0900, (11) 4706-0900 e 0800 761 7454.

Fonte: www.olhardigital.com.br

18 fevereiro 2011

Veias e artérias também sofrem com barulhos do dia a dia

Pesquisas mostram relação entre ruídos com problemas para dormir e até derrame.
Fonte: http://blogsoenfermagem.blogspot.com

Dor, irritação, tontura, desconforto, estresse e aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Nos casos mais graves, crescem as chances de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derrame cerebral. Todas essas doenças podem ser consequências de um problema do qual dificilmente as pessoas se protegem no dia a dia: a exposição ao barulho.
O som dos carros, motos, máquinas de obras e aparelhos que tocam música não trazem problemas apenas para o aparelho auditivo. Quando uma pessoa se expõe a um ruído muito alto durante um longo período de tempo, seu sistema circulatório também sofre as consequências. O ritmo do coração acelera, o organismo bombeia mais sangue e a pressão sobe.
Por causa desse estresse, o corpo abre as portas para uma série de outros problemas.
Um estudo feito na Dinamarca mostrou que o tráfego barulhento aumenta as chances de uma pessoa sofrer derrame. Já uma pesquisa, realizada em Israel, demonstrou a relação entre o barulho e dificuldades para dormir.

De acordo com o neurofisiologista da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Fernando Pimentel-Souza, nos níveis de exposição altos, há mais produção do cortisol, hormônio liberado em situações de estresse que provoca reações inflamatórias e pode aumentar a circulação. Segundo o especialista, esses fatores podem até acelerar o aparecimento de um câncer.
- O câncer começa com pequenas sementinhas de tumores, que são alimentados pela circulação sanguínea. Às vezes a pessoa não tem um tumor visível, mas latente. As chances de esse tumor aparecer ficam maiores por causa do aumento da circulação.
Segundo o médico Daniel Okada, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, alguém que já é hipertenso, que teve problemas na coronária ou que já sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) tem uma chance maior de apresentar outros problemas cardiovasculares.

- O barulho piora a qualidade de vida do sujeito, causa irritabilidade, faz ele dormir mal, dificulta a concentração no trabalho e nos estudos.

Pimentel-Souza explica que o estresse causado pela poluição sonora é uma agressão para o organismo, deixando o corpo em estado de alerta, como um mecanismo de defesa.

- O organismo não sabe a origem do ruído, ele não consegue encontrar. O corpo, então, começa a se preparar para um ataque iminente.

As situações de risco
De acordo com o neurofisiologista da UFMG, quando uma pessoa está acordada, ela já começa a sofrer estresse leve quando é exposta a uma intensidade de 55 decibéis. Acima de 65 decibéis ela sofre estresse forte e, acima de 75 decibéis, o estresse é degenerativo, ou seja, começa a causar danos ao ouvido.
O nível de audição que o ouvido humano pode suportar, segundo a Associação brasileira de Otorrinolaringologia, é de 90 decibéis. O som produzido por um helicóptero, por exemplo, pode chegar a 97 decibéis. Já o de uma motosserra atinge 100 decibéis.
Segundo o médico Arthur Castilho, otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, para que a pessoa venha a sofrer algum dano, ela precisa ficar exposta ao ruído durante muito tempo.
- Você pode ficar exposto a 85 dB por oito horas. A 90 dB, você pode ficar quatro horas, e assim por diante. A cada 5 dB, o tempo limite cai pela metade.
Para Castilho, no entanto, os principais vilões dos ruídos são os aparelhos que tocam música.
- O trânsito é ruim no sentido de aumentar o estresse, mas não chega a uma intensidade grande. Você não fica exposto muito tempo. Hoje, a maior preocupação são os iPods e mp3 Isso é o mais grave. A pessoa escuta com o fone no ouvido, e fica exposta muito tempo.
Castilho lembra ainda que o volume não precisa ser alto para causar irritação.
- Às vezes pode ser uma goteira, caindo lentamente. O que muda é o estresse gerado pelo som de má qualidade e a influência disso no estresse.

Qual a gravidade do ruído durante o dia a dia? (valores médios)




 

15 fevereiro 2011

O novo Desktop ASUS CG8350

O novo ASUS CG8350 engloba tudo que faz um poderoso PC, sendo a plataforma ideal para gamer: desempenho incrível, hardware sofisticado, ampla expansibilidade e um alto grau de acessibilidade para os usuários. Ele vem com a segunda geração do processador Intel® 'Sandy Bridge' CoreT i7-2600 e usa a tecnologia Turbo Boost 2.0 para o overclock momentâneo do processador. Os gráficos são controlados pelo Directx 11, compatíveis com as placas gráficas ASUS GTX 460, baseadas na tecnologia NVIDIA 'Fermi'. Tais especificações se traduzem em implacáveis jogos com alta definição.

O desktop CG8350 utiliza capacitores 100% sólidos em sua placa-mãe, para atingir maior estabilidade, durabilidade e confiabilidade. Ele vem carregado com o Energy Processing Unit (EPU), tecnologia exclusiva ASUS. O EPU é um circuito integrado programável que regula o consumo de energia para sua maior economia. Para completar esse poderoso desktop, a velocidade de tranferência de dados do padrão USB 3.0 é até dez vezes mais rápida que a verão anterior USB 2.0.
 

Transforme seu notebook em um roteador

Seu PC portátil com Windows 7 pode virar um ponto de acesso Wi-Fi para compartilhar, por exemplo, a conexão 3G
 Se você usa o Windows 7 (exceto na versão Starter) pode transformar seu notebook num ponto de acesso Wi-Fi. Ou seja, outras máquinas podem se conectar à web por meio de seu PC-roteador. Esse recurso é útil, por exemplo, para compartilhar a conexão 3G do notebook com outros dispositivos Wi-Fi. Para isso, você pode usar um aplicativo chamado Connectify, que emprega os recursos de Wi-Fi do notebook e o transforma num roteador sem fio. No notebook já conectado à internet (via cabo ou Wi-Fi), instale o programa. O Connectify abre um assistente de configuração. Dê um nome para a rede (o padrão é Connectify-me). Defina uma senha de acesso (mínimo de oito caracteres). Por fim, indique se o micro está numa conexão local (cabo) ou sem fio. Pronto. O notebook já é um ponto de acesso. Portanto, nele há duas redes: a que chega ao notebook e a recém-criada pelo Connectify. Nesta última está um roteador virtual que emite sinal Wi-Fi por meio do notebook. Veja, agora, como conectar outro notebook ao ponto de acesso virtual. Primeiro, desconecte o micro de qualquer outra rede. Em seguida, na lista de redes disponíveis, escolha a do Connectify e digite a senha.
Por Carlos Machado, de INFO Online
• 14 de fevereiro de 2011

11 fevereiro 2011

TMS320F2806x, microcontrolador Piccolo de baixo custo com ponto flutuante

Novos microcontroladores Piccolo com ponto flutuante fornecem desempenho optimizado e comunicação Power Line para aplicações com baixo consumo de potência.
Com o intuito de diminuir a diferença entre os processadores de baixo custo Piccolo e os microcontroladores de alto desempenho e em ponto flutuante da linha Delfino, a Texas anunciou o lançamento do TMS320F2806x, um microcontrolador de baixo custo e em ponto flutuante da família Piccolo.
Tirando partido dos mais de 25 anos de liderança da Texas em processamento digital de sinais, o novo integrante da família Piccolo incorpora um subsistema de processamento matemático especificamente projetado pata simplificar a programação e otimizar seu desempenho em aplicações de controle em tempo real que possam demandar conectividade integrada.
Os projetistas de dispositivos de controle eficientes energeticamente e de sistemas de energia renováveis podem utilizar um único F2806x para implemtar os algoritmos de controle e, também, os protocolos de comunicação em linhas de potência (Power line communications).
O F2806x foi idealizado para representar um equilíbrio entre desempenho, integração e a facilidade de uso inerente aos microcontroladores. Apresentado numa ampla gama de opções de conectividade e memória, este dispositivo é suportado pelas ferramentas de desenvolvimento da Texas e pela biblioteca de software gratuita ControlSUITE.
Para saber mais, acesse www.ti.com/f2806x-pr-pf ou assista a um vídeo contendo uma apresentação inicial do chip.

08 fevereiro 2011

Entenda as funções de cada profissional da área de enfermagem

Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem fazem trabalhos diferentes.

De acordo com a Lei nº 7.498, de 1986, que rege a área de enfermagem, suas três categorias de profissionais - enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem - são complementares, mas têm funções diferentes.

Confundi-las é fácil, mas ao saber das diferenças, você pode se sentir mais seguro durante um atendimento. O enfermeiro, por exemplo, tem formação universitária e condições de acompanhar cirurgias e fazer procedimentos mais complexos. Já o técnico e o auxiliar têm capacidade de dar remédios, aplicar injeções, mas sempre com a supervisão de um enfermeiro do setor.


Leia a Matéria Completa

Você conhece seus direitos e deveres na rede?

Assim como no mundo real, a liberdade de expressão existe, mas é preciso ter bom senso. Caso contrário, a lei pode pegar você. Existem, sim, leis na internet.

Atrás de um monitor e um teclado, muita gente acha que pode "tudo" com uma falsa sensação de anonimato. O internauta acredita que pode falar o que quiser, publicar qualquer coisa e por aí vai. Mas não é bem assim que funciona. Você até pode fazer o que bem entender na rede, mas deve estar ciente de que para cada ação não pensada existe uma conseqüência; e muitas vezes conseqüências legais e jurídicas.

"Tudo o que a gente faz na internet tem suas consequências, seja a responsabilidade civil como pagar um indenização, seja em casos mais grave como o criminal. Todos usuário tem que ter em mente que existe uma sensação de anonimato na internet, mas dependendo das circunstâncias e dos serviços que foram utilizados, o rastreamento é possível. A pessoas pensa que nada vai acontecer, mas sofre uma desagradável surpresa", comenta Marcel Leonardi, advogado especializado em internet.

"O podcast é uma categoria a parte, um acordo feito que a gente tem o direito de utilizar as músicas, mas tem que pagar de acordo com o alcance do programa", explica Leo Lopes, radialista.

"Isso já está razoavelmente robusto. O judiciário no Brasil já conhece bem essas iniciativas de uma maneira geral. Mas é óbvio que a compreensão da internet e os limites do que é ou não possível fazer ainda precisa melhorar. Um exemplo disso é que em alguns casos, juízes mandam bloquear sites, e essa é uma solução totalmente paliativa. Bloquear um site não tira ele da onde ele está, não é uma solução real", conclui o advogado.

São mais de 30 mil decisões judiciais relacionadas à internet no país. Uma delas é a deste garoto: Gustavo Cardial. Em seu blog, ele não mediu esforços e resolveu atacar uma empresa que estaria aplicando um golpe. Sem pensar duas vezes, ele publicou fotos dos donos da empresa, informações pessoais deles...e até o endereço da mãe dos suspeitos. Resultado: Gustavo está sendo processado por danos morais.

"Quando eu estava publicando, eu imaginei que talvez eu devesse ser mais discreto em relação as informações que eu is postar", conta Gustavo Cardial, blogueiro.

"Eu recomendo todo o cuidado. O ideal é pensar: você faria isso sem o computador? Se você não faria, então, talvez, não deva publicar", sugere o blogueiro.

INFORMATIVO SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO

A importância da prevenção do acidente

Acidente é, por definição, o acontecimento que determina, fortuitamente, dano que poderá ser à coisa, material, ou pessoa. Acidente do trabalho, por definição legal, é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, perda ou redução (permanente ou temporária) da capacidade para o trabalho.

Lesão Corporal é o dano anatômico, tal como a ferida, a fratura, o esmagamento, a perda de um pé, etc.

Perturbação Funcional é o dano, permanente ou transitório, da atividade fisiológica ou psíquica, tal como a dor, a perda da visão, a diminuição da audição, convulsões, espasmos, tremores, paralisia, anquilose ( perda dos movimentos articulares), perturbação da memória, da inteligência ou da linguagem, etc. Nesses casos, o trauma é concentrado, a eclosão é súbita, a sintomatologia é bem manifesta e a evolução é, até certo ponto, previsível. A separação da lesão corporal da perturbação funcional é, em geral, teórica; a perturbação funcional decorre, quase sempre, de uma alteração anatômica, mesmo que não seja perceptível à vista desarmada.

Tipos de acidentes do trabalho


Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes de trajeto e doenças ocupacionais.


Acidentes Típicos: São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa ou a serviço desta.


Acidentes de Trajeto: São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa.


Doenças ocupacionais: São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.

O que devo fazer quando me acidentar?

O acidentado deverá realizar os seguintes procedimentos:


Acidente Típico ou Doença Ocupacional:
  • Comunicar a sua chefia direta;
  • Procurar o atendimento médico (Ambulatório Médico da PUC) ou Hospital Sorocabano. Não recomendamos que a vítima de acidente de trabalho procure seu Convênio Médico, pois, os convênios não cobrem custos com os procedimentos realizados em casos de acidentes do trabalho.
  • Comunicar o SESMT, para realizar a investigação do acidente e abrir a CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho).

Acidente de Trajeto:
  • Comunicar a sua chefia direta;
  • Procurar o atendimento médico (Ambulatório Médico da PUC) ou Hospital Sorocabano. Não recomendamos que a vítima de acidente de trabalho procure seu Convênio Médico, pois os convênios não cobrem custos com os procedimentos realizados em casos de acidentes do trabalho.
  • Comunicar o SESMT, para realizar a investigação do acidente e abrir a CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho).
  • Realizar a abertura de B.O.(Boletim de Ocorrência), somente nos casos de acidentes de trajeto que envolvam a colisão ou queda de veículos automotores;
  • Possuir no mínimo duas testemunhas;

OBS: Todo acidente de trabalho, exceto doença ocupacional, deve ser comunicado ao Ambulatório Médico ou SESMT, até 24 horas após o acidente.

INFORMATIVO SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO
por Valério Alves da Silva ( técnico de Segurança do Trabalho da PUC/SP )
 

Vitamina C não serve só para prevenir resfriados

Vitamina C é antioxidante, fortalece o sistema imunológico e preserva elasticidade e resistência da pele

Quem acha que a vitamina C só é útil na hora de prevenir resfriados, está muito enganado. Ela tem muitos mais benefícios para a nossa saúde e até beleza. 
A  vitamina neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce.


Alimentação rica em vitamina C 
 
Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno. 
A vitamina C é fácil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brócolis, ervilha, tomate, couve, mamão, morango, entre outros.
 
Vitamina C e o sistema imunológico

Segunto a professora titular em Nutrição Humana Jocelem Salgado (ESALQ), essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.
 
Vitamica C e o calor   
Jocelem acrescenta: "Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C".
 
O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários. "Não é só a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso também", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst. 

Fonte: http://blogsoenfermagem.blogspot.com/

07 fevereiro 2011

Erros de enfermagem acontecem por falta de estudo e de respeito ao paciente

Especialistas dizem que problemas poderiam ser evitados se profissionais seguissem regras

A falta de formação adequada e de consciência sobre a função exercida são as principais causas dos erros de emfermagem, segundo os especialistas.
Fatos recentes mostraram consequências chocantes diante de procedimentos simples, como a retirada de um curativo e aplicação de soro. No primeiro, uma auxiliar de enfermagem cortou parte do dedo de uma criança de quatro anos e, no segundo, outra profissional, do mesmo cargo, provocou a morte de uma adolescente de 12, ao aplicar vaselina na corrente sanguínea.

Para o presidente do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), Manuel Carlos Neri da Silva, situações como essas mostram o despreparo dos profissionais, o que poderia ser sanado se houvesse mais capacitação. Segundo ele, nos últimos dez anos a oferta de cursos de enfermagem aumentou muito, mas nem todos têm a qualidade necessária. Isso se reflete no número de profissionais disponíveis no mercado, na sua maioria técnicos e auxiliares capazes de fazer apenas cuidados básicos de enfermagem.

- O número de profissionais que cometem erro é pequeno, mas a questão é como erra. Em cinco anos, houve aumento de 30% de erros desses profissionais no Brasil e os conselhos têm julgado e punido com a perda do direto [ de atuar na área].

Há hoje no Brasil 1,5 milhão de profissionais na área – são 300 mil enfermeiros e 1,1 milhão de técnicos e auxiliares, em números do Cofen.
- Faltam políticas públicas que disponibilizem cursos de capacitação para esses profissionais. Eles não têm como se atualizar por conta própria, porque já ganham muito pouco.

Foco no paciente
Mais do que a falha de atualização, o grande problema é a falta de cuidados essenciais com o paciente, de acordo com o presidente do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), Claudio Alves Porto. Para ele, a “falta de consciência de que o trabalho está ligado à vida e que um ato, por mais banal que seja, pode ser a diferença entre a vida e a morte” explica boa parte dos erros cometidos.
- [As auxiliares de enfermagem] sabiam que poderiam causar danos e tenho certeza que não ignoraram isso. Mas o problema é que a nossa formação está muito ligada ao conhecimento, à tecnologia, mas não se faz a formação moral.
Os defensores das auxiliares, em ambos os casos, afirmam que elas foram induzidas a erro pela falta de estrutura dos locais de trabalho. Os especialistas não descartam a hipótese, mas são unânimes em dizer que os erros não se justificam por esse viés.
Porto admite que a sobrecarga de trabalho pode, de fato, comprometer o atendimento.
- A sobrecarga de trabalho naturalmente causa estresse, fadiga profissional, e isso se soma ao baixo nível de remuneração, compensado com três, quatro empregos. Mas isso não isenta a culpa.
Essa dura realidade profissional pode mudar se for aprovado projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais, ante as 40 atuais em instituições públicas e 44 em organizações privadas. O Cofen e a Associação Nacional de Enfermeiros brigam para colocar a PL 2.295/2000 na ordem do dia. O último pedido foi realizado em dezembro último na Câmara dos Deputados.
Se houver a denúncia do erro do profissional, o primeiro passo é a abertura de sindicância pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado onde ele ocorreu. Se comprovado o dano, o profissional é afastado até correr o processo de sindicância, julgado pelos conselheiros. Se comprovada a infração, o profissional pode sofrer desde advertência privada ou pública (quando a decisão é divulgada em público) até a cassação do registro profissional.
Todo esse trâmite é de conhecimento dos profissionais, o que, segundo o presidente do Cofen, pode inibir as más práticas.

Cuidados com as crianças

O fato dos dois erros citados terem ocorrido com crianças não é mera coincidência, segundo o presidente do Coren-SP. Diferente dos adultos, crianças, em especial as muito pequenas, não reagem a determinados estímulos e nem questionam as atitudes do profissional. O próprio organismo do adulto tem condições de receber cargas mais elevadas de medicamentos.
- Ao lidar com crianças, o profissional tem que saber que as consequências são muito maiores. Se você injetasse 50 ml de vaselina em um adulto sadio, provavelmente ele teria problemas, mas não morreria, porque o organismo consegue fazer frente por causa da quantidade de sangue.
Trabalho em grupo
Para a enfermeira Mara Márcia Machado, diretora do Instituto Qualisa de Gestão, empresa especialista em segurança do paciente, o trabalho em equipe entre profissionais é a chave para evitar erros graves no atendimento.
- Aqui no Brasil não entendemos ainda que o processo de assistência é em equipe. Ainda trabalhamos isoladamente e disputando. Isso faz perder o foco que é olhar para o paciente.
O instituto é ligado a entidades estrangeiras que dão consultorias em hospitais. No Brasil, o seu programa de segurança do paciente é coordenado por 12 hospitais líderes, que coordena outros 86. Os hospitais Pirajussara, Santa Paula e São Camilo, todos em São Paulo, Barra D`Or, no Rio de Janeiro, Vila da Serra, em Belo Horizonte, e Unimed de Fortaleza, são exemplos
.

Como escolher uma Câmera para você

Desconsidere os megapixels

Isso aí que você leu está certo. Se você não está escolhendo uma webcam, desconsidere os megapixels. Fizeram com que acreditássemos que, quanto mais megas, melhor a câmera digital. Isto era verdade na época em que as máquinas geravam imagens entre 0,6 e dois MP. Contudo, a resolução, medida em milhões de pontos, só será objeto de interesse na hora de imprimir instantâneos. No final das contas, nós tiramos fotos para postar no Orkut, Facebook, mandar por e-mail e revelar no tamanho 10x15cm. Para isso, menos de cinco megas dão e sobram. As fabricantes sabem disso, mas, mesmo assim, é difícil encontrar câmeras novas com “apenas” oito megapixels. E a grande maioria dos sensores possui 12, 14, 18... Ou seja, a necessidade por mais MP terminou, mas o marketing em torno do dado permaneceu firme e forte.

Pegue a câmera na mão

A qualidade da construção de uma máquina pode ser atestada razoavelmente bem por análises na internet (e é por isso que o Reviews INFO existe), mas o conforto na hora de fotografar e a segurança da pegada são fatores totalmente subjetivos. Por isso, é muito importante que potenciais compradores dediquem certo tempo a manusear as candidatas nas lojas.

Superzoom

Se há alguma coisa que podemos fazer com câmeras digitais é nos divertirmos. E as mais divertidas delas são as superzoom. Com um corpo construído em torno de uma lente enorme, essas maquininhas conseguem ampliar objetos distantes de tal maneira que, ao operá-las, sempre acabamos nos surpreendendo. A grande sacada desta classe é que, quase sempre, usuários interessados poderão utilizar os presentes ajustes manuais.

Como a lente é o componente principal das superzoom, é muito bom verificar, com antecedência, suas características. Não somente o fator de ampliação, que varia de 12 até incríveis 36 vezes (por enquanto), mas também a qualidade da sua construção, são essenciais. Dificilmente, uma fabricante de renome, como Leica e Carl Zeiss, permitiriam que um conjunto ótico com seu nome estampado tivesse baixa qualidade. E é nisso que as companhias de câmeras compactas apostam, através de parcerias (no caso citado, Panasonic e Sony, respectivamente).

A marca da lente não é tudo, e sabemos bem disso. De qualquer maneira, se não for possível testar a qualidade de imagem gerada pela câmera antes da compra, é bom que se saibam alguns dados técnicos básicos. A abertura é um deles: é um número que, geralmente, vem impresso no anel da parte frontal da objetiva. Por ser o denominador de uma fração, quanto menor seu valor, melhor: uma abertura maior permite que mais luz entre na câmera e isso, em geral, significa desempenho aprimorado em ambientes com baixa luminosidade e menos tremedeiras.

Por falar em tremeliques, é essencial para uma superzoom que o sistema de estabilização de imagem seja competente. A compensação ótica dos movimentos é realizada por uma lente que se desloca no sentido oposto ao causado pelo tremor das mãos, corrigindo ou, ao menos, amenizando, os borrões das fotos. Hoje, praticamente todas as câmeras de alto fator de zoom apresentarão tal sistema. É bom checar sua competência, se possível, com demonstrações ao vivo, senão, em vídeo pela internet.
É muito interessante fotografar objetos distantes, mas é importantíssimo saber se a velocidade do autofoco é suficientemente alta para que os momentos não sejam desperdiçados. Na gravação de vídeos, é essencial a uma câmera superzoom que o zoom ótico possa ser operado, junto de uma refocalização rápida. A demora para capturar uma imagem, a partir do momento em que o botão do obturador é pressionado, também é ponto a ser levado em consideração: quanto menor, melhor. Novamente, ressaltamos a necessidade de utilizar a câmera candidata a compra com antecedência.

Se você quer saber mais sobre dicas, acesse aqui

Por Yuri Gonzaga, de INFO Online
• 4 de fevereiro de 2011

Revista RTI Online JANEIRO 2011

Clique na Imagem e acesse rti online Mês Janeiro

Revista RTI(Redes, Telecom e Infra), publicada pelo grupo ARANDA.NET

02 fevereiro 2011

Google abrirá 100 vagas no Brasil este ano

SÃO PAULO - Até o final de 2011, o Google pretende aumentar em 50% o número de funcionários em toda América Latina. É o que afirmou Mônica Santos, diretora de RH para o Google América Latina, em entrevista à EXAME.com.

Ao todo, a empresa deve recrutar 200 profissionais. De acordo com a executiva, esse é o maior número de contratações desde que o Google começou a atuar na América Latina, com a inauguração do escritório brasileiro em 2005.

Esse volume segue uma tendência mundial da companhia que pretende bater, em 2011, um novo recorde de contratações. Na semana passada, o Google divulgou que pretende recrutar mais 6.200 profissionais em todo o mundo até o final do ano.

Apesar da expansão para outros mercados latino americanos, o Brasil continua atraindo o foco da companhia chefiada por Larry Page. Do total de novas oportunidades, 100 serão destinadas para os escritórios de São Paulo e Belo Horizonte.

As oportunidades, de acordo com Mônica, são para profissionais de todas as áreas. Para as carreiras técnicas de desenvolvimento de produtos, a preferência é por engenheiros de software e pessoas formadas em ciências da computação.

De acordo com matéria publicada no Wall Street Journal desta terça-feira, 1º de fevereiro, a empresa pretende contratar pessoas especializadas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Para a executiva, é possível que a operação brasileira siga essa tendência.

“Há muitas oportunidades de negócios na América Latina”, afirma Mônica. “O Brasil, de fato, é a bola da vez. Mas também estamos expandindo nossa operação para outros países como Peru, Chile e Colômbia”.

Dessas três nações, apenas o escritório da Colômbia ainda aguarda o recrutamento de um country-manager. Nas outras duas unidades, os gestores foram contratados entre o fim de 2010 e janeiro deste ano.

Nesses escritórios, bem como nas unidades do México e Argentina, o foco de contratações será para o setor de vendas. “O número de pessoas que têm uma bagagem longa no mercado online ainda é limitado. Por isso, temos contratado muitos recém-formados para que eles se desenvolvam dentro da companhia”, diz Mônica.

Isso não exclui as oportunidades para profissionais mais maduros com experiência em outro setor – desde que eles tenham facilidade para compreender o mercado de internet.

Até o fim de 2010, o Google contabilizava 400 funcionários em toda América Latina.

Talita Abranches, de Exame.com
Terça-feira, 01 de fevereiro de 2011 - 22h08

Caixa de email cheia?? Remova e-mail com anexos

Com a criação de um marcador e um filtro, fica mais fácil listar as mensagens com anexos para fazer a limpeza no Gmail


O Gmail tem espaço de sobra, mas quem troca muitas fotos, músicas, vídeos e outros documentos extensos pode um dia precisar desocupar a área. O jeito mais rápido de fazer isso é eliminar anexos pesados. Mas já imaginou ter de vasculhar toda a correspondência em busca das mensagens que contenham arquivos incorporados? O truque é usar um marcador e o sistema de filtro para marcar as mensagens do tipo automaticamente. Para criar um novo marcador, clique em Marcador > Gerenciar Marcadores logo acima da lista de mensagens. No campo Criar Novo Marcador, digite o nome desejado (Com anexos, por exemplo) e clique em Criar.

Agora, é hora de criar a regra. Marque uma mensagem que contenha um anexo e clique em Mais Ações e selecione Filtrar Mensagens Assim. Na janela para a criação do filtro, marque a opção Com Anexo e deixe em branco os campos que poderiam estabelecer outros critérios. Clique em Próxima Etapa. Na janela seguinte, você terá de definir a ação. Marque Aplicar o Marcador e, na caixa de seleção que fica ao lado, escolha o marcador criado anteriormente. Clique em Criar Filtro. Feito isso, sempre que quiser listar todas as mensagens com anexo, basta clicar nesse marcador no painel esquerdo do Gmail. Aí, é só selecionar as mensagens que serão apagados para liberar espaço.
Por Maria Isabel Moreira, de INFO Online • 24 de janeiro de 2011