29 outubro 2010

Escola Técnica Redentorista

A Escola Técnica Redentorista – ETER, ao longo dos seus 35 anos, vem assumindo fielmente a sua missão de oferecer uma educação ética e cidadã com vistas à transformação da sociedade. No contexto da educação libertadora, a ETER se mantém atualizada, com cursos estruturados em módulos, o que estabelece uma prática de humanização dos currículos e de uma formação para competências e habilidades.

De acordo com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei número 9.394/96), os cursos seguem as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação.


Educar é Libertar


Missão

A Missão da Escola Técnica Rendentorista é: “Gerar a Promoção Humana através do ensino Profissionalizante de qualidade, formando profissionais competentes e habilitados, no Nordeste do Brasil.”

Nossa História


Encravada no solo fértil da Serra da Borborema, está a cidade de Campina Grande, considerada grande pelas inúmeras conquistas de seu povo trabalhador e empreendedor, povo oriundo dos tropeiros tão cantados em versos e prosas pelos artistas da terra. 

É na cidade de Campina Grande, mais precisamente no Bairro de Bodocongó, em meio à Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e o Parque Tecnológico, que se ergue a Escola Técnica Redentorista - símbolo de Redenção - para muitas famílias carentes de Campina Grande e das várias cidades por ela polarizadas. 

A Escola Técnica Redentorista, pertence à Congregação do Santíssimo Redentor espalhada pelo Brasil inteiro e por quase todos os países do mundo. Em 29/08/53 a Congregação fundou a Vice Província do Recife, que civilmente foi registrada como Congregação Redentorista Nordestina. Essa unidade abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Em 1975, surgiu a Escola Técnica Redentorista sob o lema "Educar é Libertar", através de seu fundador o Padre Redentorista, Edelzino de Araújo Pitiá, tendo como missão a formação humana e profissional de jovens das classes sociais menos favorecidas, qualificando-os como profissionais de nível técnico para o mercado de trabalho.

No início a Escola recebeu inúmeras ajudas nascendo assim sob a característica de uma entidade comunitária; a assessoria de diversos professores da UFPB - Campus II se fez presente, destacando-se o Professor Linaldo Cavalcante: as orientações quanto à estrutura curricular e organizacional vieram da Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí - MG e o NAI/Pb, colaborou na elaboração do Regimento Interno.
Os laboratórios receberam seus primeiros equipamentos através de doações da Agência de Colaboração Técnica da Holanda - CEBEMO. Contribuíram também, o Conselho Britânico e o SNV - Fundação dos Voluntários Holandeses.

Como Instituição Particular mas, na categoria de entidade filantrópica e comunitária, se fez necessário firmar convênios de bolsas de estudo, com a SEC/Pb, e com empresas locais, do Estado e da Região, além de parcerias em diversos níveis. O convênio com a SEC/Pb, existe há 30 anos.

Em 1998 a Escola firmou convênio com o MEC / SEMTEC, através do Proep - Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante - possibilitando à Escola Técnica Redentorista, implantar a reforma do ensino profissionalizante, de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a 9394/96.

Desde 1975 a Escola Técnica Redentorista vem cumprindo a sua missão; formou aproximadamente 6000 jovens habilitados para ingressar no mundo do trabalho como Técnicos nas áreas de Indústria, Informática, Telecomunicações e Saúde.

Nas Missões Populares os Missionários Redentoristas pregam a Redenção pela Palavra – a Boa Nova da Redenção; na Escola Técnica Redentorista, o trabalho realizado sob a ótica de uma educação libertadora e da opção evangélica e preferencial pelos pobres, é uma Marca de REDENÇÃO neste Nordeste sofrido e, ao mesmo tempo, SINAL E REALIZAÇÃO DE BOA NOVA para os POBRES. 

Ambientação



Escola Técnica Redentorista conta com a seguinte infra-estrutura: 

- Nove salas de aula com capacidade para 40 alunos;
- Almoxarifado Técnico-Pedagógico;
- Oficina Técnico-Pedagógica;
- Auditório com capacidade para acomodar 150 pessoas e mais duas salas de apoio; 
- Auditório São Geraldo Majela;
- Doze laboratórios, sendo: 
- Informática: Seis laboratórios;
- Eletrônica e Telecomunicações: Quatro laboratórios;
- Automação e Instalações Elétricas: Um laboratório;
- Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares: Um laboratório;
- Sala de Desenho;
- Biblioteca informatizada e com o acervo de 6.400 livros;
- Sala do Projeção;
- Dois amplos jardins;
- Sala de Serviço Social Escolar;
- Sala de Serviço Religioso Escolar;
- Refeitório (Madre Maria Celeste Crostarosa);
- Praça de Alimentação;
- Duas capelas;
- Sala dos Professores;
- Sala das Coordenações de Área de Ensino;
- Vinte salas de Ambiente Administrativo.


Localização


Escola Técnica Redentorista
Av. Dr. Francisco Pinto, 317 - Cidade Universitária - Bodocongó
CEP: 58429-350 - Campina Grande - PB - Brasil
Fone: (83) 3333 1331